Pesquisa - Ovos de Páscoa Sem padrão

22/03/2012 21:48

Levantamento do Idec constata que ovos de Páscoa de mesma numeração têm quantidades diferentes de chocolate. Variação de uma marca para outra chega a 25%

Você sabe o que significa o número impresso nas embalagens de ovos de Páscoa? A resposta é: nada. Pelo menos na prática. O Idec fez um levantamento com ovos ao leite das três principais marcas de chocolate do mercado (Garoto, Lacta e Nestlé) e constatou que a numeração não segue padrão: produtos com o mesmo número têm quantidades de chocolate diferentes, de acordo com a marca, e em alguns casos, até quando são do mesmo fabricante.

A maior variação foi verificada nos chocolates de número 20, cujo menor peso entre os pesquisados é 300 g (Batom, da Garoto) e o maior, 375 g (Especialidades, da Nestlé), uma diferença de 25%. Os ovos de número 15 também apresentam pesos significativamente diversos; enquanto o Classic, da Nestlé, tem 240 g, o Ao Leite, da Lacta, tem apenas 196 g, o que significa 22,45% menos chocolate. A situação se inverte quando se comparam os produtos de número 12: o Classic é o menor, com 100 g, e o Ao Leite o maior, com 120 g (20% mais chocolate). Já os ovos 21 apresentam diferença bem menor: apenas 4,27%. O da Nestlé pesa 500 g, o da Lacta é 20 g mais leve.

A ausência de padronização dentro da própria marca fica clara no caso da Nestlé, em que dois ovos de número 15 têm pesos diferentes: o Especialidades tem 215 g, e o Classic, 240 g, uma variação de 11%. Na mesma numeração, os ovos da Garoto também apresentam quantidades distintas de chocolate, embora a diferença seja mais tímida: enquanto o Batom tem 210 g, o Clássicos Garoto tem 215 g. Veja na tabela à página 23 as variações encontradas.

Para o Idec, a diferença de peso de ovos com o mesmo número pode confundir o consumidor. "Essa enorme variação pode induzir o consumidor a erro, pois a numeração parece indicar que os ovos são iguais, quando não são", destaca Karina Alfano, gerente de relacionamento do Instituto.

IMAGEM DE DESTAQUE

 

Outras matérias dessa edição

 

 

 

 

 

www.idec.org.br/em-acao/revista/abertura-de-contas/materia/sem-padrao

Fonte e créditos: IDEC

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br