Pesquisa Ceia de Natal - 2011 - Procon-SP revela que preço do chester varia 62% na capital
Procon-SP constata diferenças de preços de 62,71% no peito de chester desossado (bolinha, kg, da Perdigão). Com relação aos preços dos
panetones, o panettone light de frutas (500g, da Village) apresentou diferença de 51,41%. Recomenda-se que o consumidor efetue cuidadosa
pesquisa de preço, avaliando sempre a relação preço x qualidade.
Peito chester desossado - Bolinha (kg) – Perdigão
Preço Médio: R$ 24,06
Maior preço: R$ 32,38 – Sonda (Oeste)
Menor preço: R$ 19,90 – Andorinha (Norte) / Dias Pastorinho (Sul)
Diferença de R$ 12,48, que representa 62,71%
Panettone Light Frutas 500g – Village
Preço Médio: R$ 12,27
Maior preço: R$ 14,99 – Carrefour (Norte)
Menor preço: R$ 9,90 – Andorinha (Norte)
Diferença de R$ 5,09, que representa 51,41%
Na comparação de produtos comuns entre as pesquisas realizadas em 2010 e 2011, constatou-se, em média, as seguintes variações: biscoitos de 5,76%,
bolos de 4,03%, bombons (caixa) de 0,79%, carnes congeladas de 16,72%, cereais e farofas prontas de 2,79%, conservas de -3,55%, frutas em calda
de 8,60% e panetones/chocotones de 1,30%. O IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo) da FIPE, referente ao período de dezembro de
2010 a novembro de 2011, registrou uma variação de 5,73%.
Dentre todos os produtos pesquisados (biscoitos, bolos, caixa de bombons, carnes congeladas, cereais e farofas prontas, conservas, frutas em calda
e panetones/chocotones), a maior diferença encontrada foi:
Bolo com gotas de chocolate – 300g - Nutrella
Preço Médio: R$ 3,93
Maior preço: R$ 4,89 - Extra (Leste)
Menor preço: R$ 2,78 - Andorinha (Norte)
Diferença de R$ 2,11 que representa 75,9%
Bolo mesclado – 300g - Nutrella
Preço Médio: R$ 3,93
Maior preço: R$ 4,89 - Extra (Leste)
Menor preço: R$ 2,78 - Andorinha (Norte)
Diferença de R$ 2,11 que representa 75,9%
Do total dos itens divulgados, o estabelecimento Andorinha (zona Norte) foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço (68
itens de 112 encontrados). Veja abaixo os número de itens verificados, por loja, com preços menores ou iguais aos preços médios obtidos por
região.
Número de itens, por loja, com preços menores ou iguais aos preços médios obtidos:
Norte:
Andorinha – 107 itens de 112 encontrados (95,54%)
Carrefour – 23 itens de 79 encontrados (29,11%)
Sul:
Dias Pastorinho – 69 itens de 93 encontrados (74,19%)
Pão de Açúcar – 59 itens de 81 encontrados (72,84%)
Leste:
D’Avó – 26 itens de 80 encontrados (32,5%)
Extra – 54 itens de 80 encontrados (67,5%)
Oeste:
Sonda – 34 itens de 113 encontrados (30,09%)
Wall Mart – 30 itens de 87 encontrados (34,48%)
Centro:
Hirota – 18 itens de 52 encontrados (34,62%)
Futurama – 21 itens de 63 encontrados (33,33%)
Sobre a pesquisa
A pesquisa de produtos de ceia de natal, feita em 28 e 29 de novembro, envolveu 10 estabelecimentos comerciais distribuídos igualmente pelas cinco
regiões do município de São Paulo. Grande parte dos supermercados está trabalhando com marcas próprias, o que inviabiliza a comparação de preço,
já que a qualidade do produto pode variar.
Procon-SP aproveita para dar algumas dicas para o consumidor Efetuar cuidadosa pesquisa de preço, avaliando sempre a relação preço e
qualidade, ficar atento às informações contidas nos rótulos, como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação. No caso
dos produtos importados, as informações do rótulo devem estar traduzidas para a língua portuguesa.
Pesquisar os preços através de encartes dos supermercados distribuídos dentro de jornais e bancas próprias na entrada do estabelecimento, anúncios
publicitários em meios de comunicação e das próprias gôndolas dos supermercados.
Atentar para que a oferta verificada nos encartes publicitários seja inteiramente compatível com a sua apresentação real no ponto-de-venda,
sobretudo o preço. Qualquer divergência pode caracterizar oferta enganosa e ser passível de denúncia a um órgão de defesa do consumidor. Esclareça
qualquer diferença com o gerente, no local.
Ficar atento às estratégias de marketing como, por exemplo, disposição de uma marca de produto em oferta em corredores centrais, distante das
gôndolas que contenham o mesmo produto com marcas diferentes. Essa manobra faz com que o consumidor deixe de comparar o preço desse produto com os demais, de outros fabricantes.
Não se enganar com as embalagens menores, que nem sempre são mais baratas proporcionalmente. O que vale é a relação preço x quantidade.
Quando passar os produtos pelo caixa, fique atento aos valores registrados. Havendo diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na
gôndola, prevalece o menor.
Guarde o cupom fiscal do caixa para o caso de precisar trocar algum item.
Veja mais dicas no blog do Procon-SP
https://educaproconsp.blogspot.com/2011/12/dicas-para-comprar-ceia-de-natal.html
Procon-SP aproveita para dar algumas dicas para o consumidor
- Efetuar cuidadosa pesquisa de preço, avaliando sempre a relação preço e
qualidade, ficar atento às informações contidas nos rótulos, como peso,
data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação. No caso
dos produtos importados, as informações do rótulo devem estar traduzidas
para a língua portuguesa;
- Pesquisar os preços através de encartes dos supermercados distribuídos
dentro de jornais e bancas próprias na entrada do estabelecimento,
anúncios publicitários em meios de comunicação e das próprias gôndolas
dos supermercados;
- Não se enganar com as embalagens menores, que nem sempre são mais
baratas proporcionalmente. O que vale é a relação preço x quantidade.
Veja mais dicas no blog do Procon-SP.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode
procurar um dos canais de atendimento da fundação:
Orientações - 151 (Só para a capital)
Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Telefone: 0800-772-3633
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Telefone: 0800-772-3633
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira,
das 9h às 15h. Veja os endereços aqui.
Fax - (11) 3824-0717.
Cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão
municipal .
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