Pesquisa de satisfação ganha espaço em empresas

05/02/2015 19:30

Conquistar um cliente nem sempre é tarefa fácil, fideliza-lo  exige mais que bons produtos ou serviços, é necessário ir além e saber se está o atendimento o atendeu plenamente e se a mensagem foi realmente compreendida pelo consumidor nas vezes que precisou falar com a empresa.

Na busca pela compreensão do que o cliente deseja e para manter o foco na diminuição do número de reclamações, muitas empresas estão investindo na ferramenta de Pesquisa de Satisfação Telefônica, antes utilizada apenas em grandes companhias, como bancos, call centers e operadoras de serviços. “O interesse por este tipo de serviço eletrônico tem crescido, porque, com sua utilização, as empresas conseguem administrar e verificar as gravações e conferir como está o atendimento telefônico. Ao detectar um eventual problema, pode buscar novas estratégias e soluções imediatas para manter os clientes satisfeitos, melhorar as vendas e aperfeiçoar o atendimento”, explica Robson Costa, especialista em telefonia do Grupo Encanto Telecom.

Segundo Luiz Campos, fundador e diretor da empresa Curso 24 horas, que trabalha com este tipo de ferramenta telefônica há seis meses, a Pesquisa de Satisfação representa a possibilidade de identificar a percepção geral dos clientes sobre o atendimento da companhia e funciona na identificação de possíveis transtornos, que antes não eram perceptíveis. “Com isso, conseguimos fazer uma avaliação mais justa de nossos colaboradores, bem como identificar situações pontuais em que algum cliente possa ter ficado insatisfeito. Desta forma, podemos realizar um trabalho de fidelização ao contatá-lo rapidamente para contornar o problema, evitando que a possível insatisfação se transforme em um problema maior”, completa o empresário.

A ferramenta funciona da seguinte forma, quando as pessoas ligam, após o atendimento é solicitado uma avaliação com nota para a comunicação estabelecida e transfere para a gravação. O resultado do trabalho do sistema demonstra as informações sobre qualidade do atendimento das equipes; o atributo do produto ou serviço prestado; a satisfação com a empresa e seus processos; o tempo de atendimento; a resolução de solicitações, entre outras coisas, e monta uma pesquisa de acordo com o perfil e a necessidade do cliente. “Com este relatório dos depoimentos é possível mensurar níveis de satisfação, proporcionando a criação de estratégias específicas para inúmeras situações, avaliando o desenvolvimento da equipe e o melhor é que isso não gera muito custo”, finaliza o especialista em telefonia do Grupo Encanto Telecom.

FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em www.portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-17-59-55/5092-pesquisa-de-satisfacao-ganha-espaco-em-empresas

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