Pesquisa revela as marcas mais amadas pelo consumidor brasileiro

17/05/2012 18:15

Marcas não são pessoas, mas podem desencadear emoções e sentimentos da mesma forma. E foi exatamente para descobrir quais marcas no mercado brasileiro conseguem despertar nos consumidores “amor” – a união entre desejo e admiração – que foi realizada a pesquisa “As Marcas Mais Amadas do Brasil”.

Liderando a lista das Top 50 aparecem Coca-Cola, Nestlé e Nike, nesta ordem. A primeira marca brasileira – Sadia – aparece em 5o lugar, entre Brastemp (4º) e a também brasileira Natura (6o).

E o que essas marcas têm em comum? Contato emocional, desejo, admiração, sonhos, confiança, qualidade, prestígio e visibilidade. E o que essas marcas têm em comum? Contato emocional, desejo, admiração, sonhos, confiança, qualidade, prestígio e visibilidade. E o que essas marcas têm em comum? Contato emocional, desejo, admiração, sonhos, confiança, qualidade, prestígio e visibilidade. “Marcas amadas entendem de gente, sabem o que as pessoas pensam, suas necessidades, seus desejos, e seus anseios”, explica Roberto Meir, especialista em relações de consumo e Publisher da Revista Consumidor Moderno.

Ao todo, foram avaliadas mais de 20 categorias, incluindo desde automóveis, eletroeletrônicos e hipermercados, até companhias aéreas, perfumes e cervejas, só para citar alguns. O estudo, conduzido pela Shopper Experience, ocorreu entre os meses de março e abril. Foi desenvolvido a partir dos métodos qualitativo (focus group), com consumidores e executivos de grandes empresas, em São Paulo, e quantitativo (pesquisa de campo), com 1.500 consumidores de várias capitais. Os entrevistados responderam quais marcas conheciam e o quanto as amavam.

“Amar, desejar e admirar são conceitos distintos, assim como acontece na nossa vida, com pessoas reais ou virtuais. O desejo pode ser passageiro e pode ou não ser transformado em amor. O futuro desta relação vai depender das ações da marca. Quanto à admiração, ela não pressupõe a existência de amor. É possível admirar uma marca, mas não ser próximo dela”, assinala Meir.

O diagnóstico foi encomendado pela Revista Consumidor Moderno que publica, na edição 168, o Top 50 das marcas mais amadas pelos consumidores brasileiros e também as marcas mais amadas nas diferentes categorias e classes sociais.

Conheça os 3 primeiros vencedores por classe social:

Classe A

1º lugar - Nestlé
2º lugar - Louis Vuitton
3º lugar - Brastemp

Classe B

1º lugar - Coca Cola
2º lugar - Nestlé
3º lugar - O Boticário

Classe C

1º lugar - Coca Cola
2º lugar - Nestlé
3º lugar - Nike

 

Conheça os 3 primeiros vencedores por categoria:

 

 

consumidormoderno.uol.com.br/parceiros/pesquisa-analisa-as-marcas-mais-amadas-do-brasil

Fonte e créditos: Consumidor Moderno

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br