Pitney Bowes contrata Silvio Maemura como CEO no Brasil
A empresa prepara expansão na América Latina e anuncia planos de triplicar faturamento na região.
A Pitney Bowes, empresa líder em tecnologias de gestão de comunicação com o cliente, anuncia planos para transformar sua operação no Brasil em um dos três mais importantes mercados para investimento da companhia. O primeiro passo já foi dado com o anúncio de Silvio Maemura como CEO da companhia no Brasil que, no País, é uma joint venture entre a Pitney Bowes Inc. e o Grupo Semco.
A companhia — que é listada há 51 anos no ranking anual Fortune 500 das maiores empresas dos Estados Unidos —, somente no ano passado, obteve uma receita anual de US$ 4,9bi, e um fluxo de caixa na casa dos US$ 769 milhões. Embora 68% deste número venham dos Estados Unidos, com as recentes crises econômicas Americana e Européia, a tendência é de buscar novos mercados para dar foco e com os resultados apresentados, o Brasil se torna um mercado-chave para os investimentos da companhia. Atualmente, o País responde por 47% do faturamento da operação América Latina, e o objetivo é chegar a percentuais perto dos 60% nos próximos anos. Em termos mundiais, o Brasil foi a região que mais cresceu em 2012, chegando a 60% de expansão da receita operacional.
“Até 2012 os Estados Unidos eram o mercado mais importante para a Pitney Bowes. Agora a situação é diferente. A estabilidade do mercado brasileiro e o crescimento econômico posicionaram o Brasil como uma das iniciativas mundiais da corporação”, afirma Silvio Maemura
Em 2013 a previsão é de crescer acima de 30% por meio de parcerias e expansão mais agressiva, nos segmentos Financeiro, Comércio Eletrônico, Telecomunicações e Utilities.
“O crescimento do e-commerce abre um grande mercado para os nossos produtos", afirma o CEO. Números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apontam que o mercado brasileiro de e-commerce passará a faturar R$ 45 bilhões anuais até 2016, um salto impressionante sobre os R$ 24,2 bi registrados em 2012. “Temos grande tecnologia e know-how na gestão de entregas que podem ser aplicados para o comércio eletrônico. O Brasil é um país continental e temos o desafio de uma gestão de movimentação eficiente para minimizar os problemas de logística que geram atrasos nas entregas e, consequentemente, experiências negativas para o consumidor”.
Para dar suporte a este cenário, a empresa que há 93 anos inventou a tecnologia de franqueamento postal e hoje tem um amplo portfólio em gestão da comunicação física e digital, segue investindo em Pesquisa e Inovação, e considera que tecnologia avançada é chave para o sucesso. Somente em 2012 o investimento em P&I foi na casa dos US$ 137milhões.
"Minha expectativa é integrar o vasto portfólio da Pitney Bowes disponível no Brasil, seja em Hardware, Software ou Serviços e, com isso, gerar maior valor agregado na oferta de negócios que ajudem as empresas a se tornarem mais eficientes em seus processos de relacionamento com seus clientes. Estes processos vão desde a concepção de um documento, passando por sua cadeia de impressão e produção, até a entrega e rastreamento, fazendo uma total Gestão da Comunicação com o Cliente, ou CCM, na sigla em inglês”, diz Maemura.
Engenheiro eletrônico formado pelo ITA, Silvio Maemura tem mestrado Acadêmico em Economia de Empresas pela FGV e fez o Programa de Gestão Executiva na Graduated School of Business de Stanford University. Nos últimos seis anos atuou como gerente geral da HP Software, antes foi gerente geral da NEC Solutions e também trabalhou nas empresas IBM, Itautec e Hitachi.
Sobre a Pitney Bowes Semco
Criada em 2005, a Pitney Bowes Semco é uma joint venture entre a Pitney Bowes Inc. e o Grupo Semco. Com a finalidade de oferecer produtos, soluções e serviços ao mercado brasileiro, a joint venture tem a missão de ser uma empresa líder em soluções integrais para automação de processos de correspondência e gerenciamento de informações, por meio de tecnologia de ponta. www.pitneybowes.com.br
Sobre a Pitney Bowes
A Pitney Bowes oferece soluções de tecnologia para empresas de pequeno, médio e grande porte , ajudando a conectar clientes para fidelizar e aumentar a receita. As soluções da empresa atendem aos setores: serviços financeiros, saúde, jurídico , sem fins lucrativos, público e varejo. São entregues em plataforma aberta para melhor organizar, analisar e aplicar, tanto aos dados públicos como os de propriedade, em comunicações bidirecionais de clientes. A Pitney Bowes é a única empresa que inclui tecnologia de mala direta, e-mail transacional, call centers e “in-store” em seu mix de soluções para os canais digitais, como a Web, chat ao vivo, email e aplicativos móveis. A Pitney Bowes é uma empresa de 5 bilhões dólares com 27.000 funcionários em todo o mundo. Pitney Bowes: Cada conexão é uma nova oportunidade ™. www.pb.com
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