Plataforma digital conecta pessoas que querem doar ou trocar alimentos saudáveis

23/06/2016 21:26

"FarmSquare" promove o encontro entre quem quer doar alimentos saudáveis com quem busca por eles, reduzindo barreiras burocráticas e deslocamento.

 

Tornar a alimentação do brasileiro mais saudável, combater o desperdício e reduzir o deslocamento em busca de tais produtos: três problemas resolvidos colaborativamente de uma só vez. A partir desse insight, e com a ajuda da tecnologia, a FarmSquare, uma ferramenta social para promover o acesso a frutas, legumes e verduras, chega com o objetivo de conectar diretamente quem cultiva os alimentos com quem procura por eles, sem intermediários. A plataforma surge em um momento em que o conceito de urban farming já é uma realidade brasileira, além, claro, da busca por uma melhor qualidade na alimentação.

O Brasil, hoje, é um país 84% urbano e 16% rural. Nos anos 70, era quase um empate: 56% das pessoas nas cidades e 44% no campo. A urbanização também trouxe outros problemas relacionados à alimentação como o desperdício, falta de acesso a alimentos saudáveis, entre outros. Nesse cenário, a popularidade do cultivo urbano cresce como opção para quem quer desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis.

 

"Feito por Amigos"

A plataforma surge com a missão de conceber uma comunidade que une pessoas e empresas em torno de causas importantes. A inspiração nasceu de um primeiro encontro da marca de sucos Del Valle com o apresentador Rodrigo Hilbert, dono de uma horta caseira onde produz alimentos para consumo próprio. Ele tentou algumas vezes doar o excesso da sua produção, mas sempre esbarrou na burocracia.

"Não é uma campanha, é de fato uma plataforma de longo prazo, que soma parcerias, com a responsabilidade de promover uma alimentação saudável e nutritiva, ao mesmo tempo em que valoriza a relação direta entre as pessoas", explica Marcelo Pascoa, diretor de Creative Excellence da Coca-­Cola.

Além da Del Valle e do Rodrigo Hilbert, se juntam a FarmSquare parceiros como David Hertz, Chef, Empreendedor Social e fundador da Gastromotiva, a FLAGCX, parceira na concepção da plataforma, Niiez, estúdio de design e consultoria criativa e a CI&T, responsável pelo desenvolvimento da solução digital.

Para Roberto Martini, CEO da FLAGCX, FarmSquare é um exemplo de como a tecnologia pode simplificar progressos. "Usando a tecnologia para desintermediar conexões, nós conseguimos acelerar a mudança e a solução para alguns dos principais desafios da sociedade", destaca.

"Em parceria com a Del Valle/Coca­-Cola, a CI&T criou uma plataforma digital fundamentada em mobile first, social e material design do Google. Com recursos de geolocalização, chat online e imagem, o usuário é capaz de identificar e se comunicar com pessoas próximas interessadas em compartilhar alimentos, e ainda ver as condições dos produtos. É uma iniciativa de economia colaborativa e sustentável, inserida numa jornada digital com foco na conexão e no engajamento de pessoas para um consumo consciente", disse Leonardo Mattiazzi, vice-­presidente de inovação da CI&T.

Mesmo contando com casos de sucesso capitaneados por empresas como Uber e Airbnb - ­que utilizam a tecnologia para criar conexões diretas e resolver desafios da sociedade, até então não havia uma ferramenta que fizesse o mesmo para troca e doação de alimentos - fazendo de Del Valle pioneira nessa alternativa.

Para lançar o projeto, foi produzido um vídeo em que Rodrigo Hilbert e outros produtores de alimentos, já cadastrados na plataforma, explicam a razão de ser e o funcionamento de FarmSquare. O vídeo, ativado no meio digital, direciona os consumidores para o site da plataforma: farmsquare.com.br. Nesse ambiente, os interessados podem buscar ofertas de doação e troca de alimentos e também se cadastrar como doador. Para isso, basta ser produtor de qualquer tipo de fruta, verdura ou legume seja em uma horta ou na janela de um apartamento.

 

Sobre a Coca­-Cola Brasil

O Sistema Coca-­Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em cinco segmentos – águas, chás, refrigerantes, néctares e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Composto por 10 grupos parceiros de fabricantes, o Sistema emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Reforçando a continuidade do compromisso da Coca­-Cola Brasil com o país, entre 2012 e 2016, terão sido investidos R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Sistema Coca-­Cola Brasil está empenhado em incentivar iniciativas que apoiem um estilo de vida ativo e saudável e que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que opera. Para isso, conta com uma plataforma de valor compartilhado, o Coletivo Coca­-Cola, que já impactou a vida de mais de 100 mil pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa.

 

Sob​re a FLAGCX

FLAGCX é uma rede de empresas concebida para ajudar marcas e pessoas a transformarem suas realidades. Explorando os vários campos da indústria criativa, a holding provê ferramentas para a mudança num mundo comoditizado, entregando disrupção a partir de ideias empreendedoras.

 

Sobre a CI&T

A CI&T é uma especialista global em soluções digitais escolhida por grandes líderes, como a Coca­Cola, para conduzir suas complexas iniciativas de inovação digital e crescimento. Aliando conhecimento profundo em tecnologias digitais e metodologias Lean e Agile, os times da CI&T resolvem problemas de negócio com extrema habilidade de execução, construindo o caminho entre o legado e o futuro. Fundada em 1995, com sede em Campinas e escritórios em locais estratégicos da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a CI&T foi escolhida parceira do ano para serviços em nuvem pelo Google e nominada “Cool Vendor” pelo Gartner.

 

Sobre a Gastromotiva

Gastromotiva é OSCIP que utiliza o poder transformador dos alimentos e da gastronomia para promover um crescimento inclusivo e de integração social. Através da formação na cozinha profissional, educação alimentar nutricional e sustentável, programas de incubação de negócios e da exclusiva criação de oportunidades, a Gastromotiva fortalece e inspira comunidades socialmente vulneráveis e menos privilegiadas, como os jovens de famílias de baixa renda, os imigrantes, os prisioneiros na América Latina e os conecta às nossas cadeias de valor alimentar, ao preencher uma importante lacuna de competências na região.

 

Informações para a imprensa

CI&T • Collaborate •  Innovate • Transform

Claudia Lima | (19) 9 9 9779-0040 | imprensa@ciandt.com

Raquel Almeida | (19) 9 9204-4640 | pr@ciandt.com

ciandt.com

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br