Plataforma online de conciliação ajuda a desafogar o judiciário

26/04/2016 22:14

As mudanças promovidas pelo novo CPC representam uma tentativa de resposta à crise que assola o Poder Judiciário. Hoje são mais de 100 milhões de processos, e desde 2011 as entradas superam as baixas. Portanto, as mudanças promovidas pelo novo CPC traduzem essencialmente uma tentativa de resposta à sociedade brasileira diante da crise do Judiciário. 

Dentre as medidas, merece atenção a obrigatoriedade da audiência de conciliação ou mediação (artigo 334). A boa notícia chega da iniciativa privada. Fornecedores de bens e serviços responsáveis por boa parte das demandas judiciais consumeristas — as quais abarrotam a Justiça — passaram a adotar sistemas inteligentes de conciliação eletrônica ou ODR (Online Dispute Resolution).

Já existem opções eletrônicas de conciliação que, por meio de algoritmos, interpretam os dados disponibilizados pela web e processam os apelos do litigante para oferecer soluções práticas.

Uma dessas opções de negociação online é o eConciliador, no qual com alguns cliques no computador uma negociação é concluída. O eConciliador é o primeiro software nacional de negociação via web para disputas judiciais e administrativas (ODR – On Line Dispute Resolution). As negociações demoram, em média, pouco mais de quatro minutos para serem concluídos.

Desenvolvido pela Kohn Consulting, o programa permite negociar valores e obrigações, realizar propostas e receber contrapropostas. E ainda com a vantagem de funcionar 24 horas.

Diferentemente de outras ferramentas, o eConciliador dispensa a presença de técnicos ou prepostos. “É a plataforma eletrônica de solução de litígios mais eficiente do mercado, por concentrar todas as características conhecidas das plataformas ODR”, explica Robert Kohn. Até agora, o índice de sucesso nas negociações é de 80%. E 100% dos acordos já foram homologados pela Justiça, ou seja, contam com a aprovação do Judiciário”.

O sistema, que funciona há três anos, recebe os dados dos litigantes (fornecidos pela empresa processada) e entra em contato por e-mail, fornecendo informações específicas que identificam o processo para o destinatário da mensagem, evitando o descarte como spam. O consumidor então acessa o sistema, que pede que ele faça uma proposta de acordo. Com base nos dados que o sistema já tinha recebido da empresa, o eConciliador faz uma contraproposta.

O sistema admite não só negociações financeiras, mas outros tipos de compensação. Um assinante de TV a cabo, por exemplo, pode ficar feliz e tirar o processo se receber novos canais gratuitamente. Um passageiro pode fazer acordo se receber da companhia milhas para viajar de graça. O sistema negocia com o usuário até chegar a uma saída que agrade. Se o usuário preferir, pode ser atendido por uma pessoa, que fala com ele via chat. Se nada der certo, informa à empresa e o processo judicial prossegue. Funciona em casos com ou sem advogado. Nos que têm advogado, é o advogado da parte quem é procurado.

Ao fim, o consumidor dá o aceite à negociação e clica para que a petição com os detalhes do acordo seja gerada para as duas partes. O documento é protocolado e juntado ao processo judicial para homologação do juiz. Isso pode ser feito eletronicamente.

As negociações no eConciliador são muito mais rápidas do que por chat, por exemplo, que costumam demorar de 45 minutos a uma hora e meia. A petição que é gerada daí leva de dois a três dias para ser juntada ao processo. Isso atrasa os acordos. Algumas empresas já abandonaram esse sistema.

“Nosso sistema é o único que permite o fechamento de acordos em larga escala, muito mais efetivo que os mutirões de conciliação — que fazem as pessoas perderem tempo em longas filas —, e que os totens de acordos, cuja efetividade fica comprometida pelo sistema de atendimento por telefone ao interessado”, finaliza Robert Kohn.

Kohn Consulting Group

A empresa que atua na área de consultoria, tem à frente os sócios Marcelo Valenzuela e Robert Kohn. Marcelo atuou na Eletropaulo e lá implantou o conceito de solução de conflitos. Começou numa agência e se espalhou pelas unidades do estado todo. E evitou milhares de processos.  O americano Robert é consultor e tem trabalhos para diretorias jurídicas de empresas, sobre como gerenciar custos com processos. Diante da necessidade das empresas, eles desenvolveram o eConciliador, ferramenta utilizada por grandes corporações do país.

 

Via Assessoria de imprensa

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br