Por que contratar um Gerente de Projetos?
Por Tiago Prado, Membro da M2BS, Técnico em Eletrônica pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, e Consultor em TI e Telecom
Desde que comecei a trabalhar na área de TI e Telecom, muitas pessoas me perguntam: “mas, afinal, o que realmente faz um gerente de projetos?”. Minha resposta, normalmente, é: “gerente de projetos é quem trabalha para garantir que tudo aconteça da forma planejada, no tempo planejado, com os recursos e custos planejados, e tenha o resultado esperado”. Simples, não é? E é nessa hora que eu recebo um sorriso e o comentário de volta: “ah, legal, mas isso é meio impossível, não é?”
Infelizmente, grande parte dos gestores nas empresas compartilha desta opinião. Isso acontece devido a experiências ruins de projetos com entregas fora do prazo, com custos bem acima do planejado e resultados pífios.
É muito provável que esses projetos tenham utilizado a metodologia “junta os meninos aí e entrega até sexta”, ou seja, sem nenhuma metodologia para gestão de projetos.
Existem diversas definições para projeto. Eu, pessoalmente, gosto da definição de que um projeto é um conjunto de esforços organizados por um tempo determinado para se atingir um objetivo. O lançamento de um produto, o desenvolvimento de um novo produto, a implantação de uma nova tecnologia ou de um sistema, são exemplos de projetos.
Todo projeto assume três compromissos: o produto (aquilo que será entregue ao final do projeto), o prazo (o tempo determinado para a duração do projeto ou quando o produto do projeto será entregue) e o orçamento (o investimento que deverá ser feito para a realização do projeto).
Infelizmente, é muito comum a alteração de um ou mais desses compromissos para se manter outro durante a execução do projeto. Por exemplo, para se entregar no prazo determinado será necessário reduzir as especificações do produto e/ou investir mais recursos no projeto. Essas alterações é que causam essa frustração dos gestores com relação aos projetos.
O papel do gerente de projetos é organizar os recursos no tempo para que esses três compromissos sejam cumpridos utilizando PLANEJAMENTO e CONTROLE.
De acordo com a pesquisa realizada pelo PMI (Project Management Institute), em 2014 somente 56% dos projetos foram realizados com sucesso total.
Essa mesma pesquisa mostra que nas organizações, onde a percepção é de que o gerente de projetos exerce um papel importante, o atraso médio nos projetos é de 7%, assim como a média no estouro do orçamento. Já nas empresas que não percebem esse valor ou não têm um gerente de projetos, o atraso médio nos projetos é de 32% e a média no estouro do orçamento é de 30%.
Utilizar uma metodologia específica e adequada é o melhor caminho para trazer resultados expressivos.Boa parte dos gestores enxerga que é inviável ter um gerente de projetos em sua estrutura por uma questão de custo. Porém, hoje há alternativas como a contratação de um gerente para um projeto específico em empresas especializadas.
Desta forma, se reduz drasticamente o custo com a gestão do projeto e se aumenta expressivamente os resultados. Portanto, se você acha impossível contratar um profissional que consiga realizar projetos de forma planejada, no tempo planejado, com os recursos e custos planejados, e com o resultado esperado, só posso lhe dizer: “sim, isso é totalmente possível!”
Sobre a M2BS
A M2BS é uma cooperativa que reúne alguns dos melhores especialistas e consultores de diversas áreas. Seus associados têm a oportunidade de trocar experiências e indicações em um ambiente totalmente colaborativo e de confiança, trazendo possibilidades promissoras aos seus negócios.
Informações à imprensa - Flávia Ghiurghi - flaviavghiurghi@hotmail.com - (11) 9-9716-2800
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.