Por que investir na formação dos seus colaboradores?
Por que você acha que precisamos investir em treinamento dos funcionários mesmo em tempos de crise?
Quando a economia vai mal das pernas e as finanças da empresa começam a sofrer o treinamento de funcionários é a primeira coisa a ser cortada do orçamento de qualquer instituição. No entanto, essa estratégia não é um caminho viável caso a empresa tenha como objetivo continuar competitiva no mercado.
Vamos ver o porquê:
- Por que investir em treinamento de funcionários durante tempos economicamente desafiadores é fundamental para o sucesso futuro da sua organização.
- Funcionários, que antigamente eram classificados como dominantes nas competências da leitura, escrita e aritmética, não são mais suficientes para o sucesso no ambiente de negócios (instável) de hoje. É necessário que estes mesmos funcionários continuem a responder pelo avanço tecnológico em uma paisagem social e econômica de rápida mutação.
Para os empregados serem mais eficientes, produtivos e adaptáveis é necessário que dominem também:
- Ter Pensamento Crítico e Resolver Problemas.
- Comunicar-se de Forma Eficaz
- Ter Facilidade em Colaborar
- Ser Criativo e, principalmente Inovador
Os funcionários são o seu maior ativo, uma vez que fazem o trabalho necessário para que a empresa cumpra para com os objetivos do negócio. Afinal, para que a sua empresa existe? Sua capacidade de mão-de-obra atende esse objetivo? Caso positivo, sempre há o que melhorar. Caso negativo: comece a treiná-los! O treinamento eficaz é projetado especificamente para que sua organização possa fornecer aos seus funcionários as habilidades essenciais beneficiando todos os processos do negócio.
Aqui destacamos algumas razões críticas do porque você precisa investir em treinamento dos seus funcionários:
- Apoio ao planejamento sucessório: Proporcionar treinamento de funcionários e desenvolvimento em cursos são maneiras eficientes de apoiar o planejamento de sucessão, aumentando a disponibilidade de funcionários experientes e capazes de assumir cargos de alto escalão assim que estiverem disponíveis. O aumento do seu pool de talentos reduz o risco inerente de funcionários percebidos como “insubstituíveis”, que podem à qualquer momento deixar a organização. Áreas de formação que suportam o planejamento da sucessão incluem: liderança, tomada de decisão estratégica, gestão de pessoas eficaz e habilidades específicas da função.
- Aumentar o valor empregado: O treinamento eficaz pode ser usado como “melhoria de habilidade” ou “multiplicar o talento” dos seus empregados. Envolve o conhecimento de um funcionário sobre uma habilidade existente, oferecendo mais especialistas dentro de uma área temática. Polivalência é o processo de formação de funcionários nas áreas de trabalho novos ou relacionados com o aumento da sua “usabilidade” dentro da organização. Empregados com diversos conjuntos de habilidades podem executar uma variedade de tarefas e oferecer um processo de transição mais fácil de outras funções dentro da organização.
- Reduzir as taxas de desgaste: Investir no desenvolvimento de seus funcionários pode reduzir as taxas de desgaste fornecendo “novos caminhos” de carreira para os funcionários contribuindo mais para a retenção dentro da organização do que pela busca de oportunidades em outro lugar. Outro ponto positivo é a redução dos custos de recrutamento.
- Melhorar a eficiência operacional: Treinar seus empregados podem aumentar sua eficiência e a produtividade. O treinamento também pode ajudar a organização a alcançar uma maior coerência no processo de adesão, tornando-o mais fácil de projetar resultados e atingir metas e objetivos organizacionais.
- Exceder os padrões da indústria: Treinar seus funcionários em melhores práticas-padrão da indústria também pode ajudá-lo a construir uma reputação pessoal, dando a seus concorrentes um valor agregado ao seu negócio. Muitas empresas operam em mercados saturados, por isso muitas vezes são as pequenas atitudes que definem se o seu negócio para além da posição cômoda.
E aí? Vai treinar ou vai se acomodar com o estilo de trabalho usual?
Sobre o autor: Roberto Cordeiro é Consultor, Palestrante, Coach e Gerente de grandes equipes na área de T&D e Educação Corporativa.
Quer trocar ideias com o profissional ou realizar um projeto em sua empresa? Segue os contatos: (11) 97313-0206 - rcordeiroconsultoria@gmail.com
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.