Por que todo call center deve ter P.A.s com mecanismos que adaptam o móvel ao atendente

21/04/2015 15:27

Você já parou para pensar que uma atitude simples como a ergonomia no trabalho pode contribuir e muito para a produtividade dos seus funcionários? Pois bem, a jornada de trabalho que muitas vezes ultrapassa oito horas diárias torna-se muito cansativa e possui agravantes como um local de trabalho mal planejado.

A Ergonomia em setores de Telemarketing e P.A.s

Em empresas de telemarketing e P.A.s (pronto atendimento), os atendentes dos call centers ficam por muito tempo repetindo os mesmos movimentos e com isso podem acabar adoecendo. Os colaboradores podem começar a sentir dores nos braços, ombros, cotovelos e mãos por trabalharem repetitivamente em móveis inadequados que prejudicam sua postura e saúde física no futuro.

Pesquisas comprovam que os funcionários que possuem um ambiente de trabalho favorável a sua saúde produz com mais qualidade. São muitos os casos de L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) e D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) no cotidiano desses atendentes de call centers, refletindo-se em tendinite, bursite e outros problemas de saúde.

Desta forma, o local de trabalho deve ser planejado de uma maneira que contemple as necessidades básicas da saúde do colaborador. Portanto, os móveis comprados devem seguir padrões ergonômicos e ajustáveis, já que diferentes perfis de trabalhadores usam o mesmo P.A.s em diferentes escalas de trabalho.

Saiba mais lendo o artigo Ergonomia no escritório: um guia passo a passo

Estação de trabalho em um P.A.

A estação de trabalho em uma P.A. deve seguir as seguintes recomendações ergonômicas enquanto o funcionário estiver sentado:

  • O punho deve estar em posição neutra, ou seja, não poderá ficar dobrado;
  • O teclado deve estar centralizado e com o mouse próximo ao teclado no mesmo nível;
  • Os ombros e quadris devem estar alinhados, apoiados no encosto adaptado à curvatura da coluna;
  • O descanso de braço da cadeira deve estar na altura do cotovelos;
  • A altura dos joelhos deve estar discretamente abaixo do quadril;
  • Os pés apoiados no solo ou no descanso para pés.

As cadeiras e mesas ergonômicas são feitas exatamente para este fim e cumprem os quesitos listados acima. É um investimento que trará qualidade de vida para o colaborador e a empresa estará seguindo as normas de prevenção de acidentes de trabalho que são cobradas atualmente com mais rigor. São pequenas mudanças, mas que fazem toda diferença na hora de verificar o desempenho dos funcionários e os resultados da empresa.

FONTE E CRÉDITOS > WORK SOLUTION em www.worksolution.ws/por-que-todo-call-center-deve-ter-p-s-com-mecanismos-que-adaptam-o-movel-ao-atendente/

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