Portal e-CAC mantém estável demanda nos postos de atendimento

30/05/2012 20:58

O tempo médio de atendimento ao contribuinte nas unidades da Receita Federal caiu 57% em cerca de três anos ao mesmo tempo em que a demanda de atendimento manteve-se estável.
Os dados foram divulgados na sexta-feira, 25, para marcar o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, informa a Agência Brasil.
De acordo com a Receita Federal, o tempo médio de atendimento caiu de 30min35s em janeiro de 2009 para 13 min7s em abril deste ano. Já o movimento nos postos manteve-se na faixa de 1,6 milhão de atendimentos por mês.
“Isso indica que conseguimos melhorar a qualidade do atendimento que a Receita presta ao contribuinte”, afirma Carlos Roberto Occasso, subsecretário de Arrecadação e Atendimento do órgão.
De acordo com o Fisco, a demanda nas unidades de atendimento não aumentou por causa do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), criado há dois anos.
De 1,9 milhão de atendimentos feitos no primeiro mês do portal, em maio de 2010, o e-CAC fechou abril com mais de 7 milhões de serviços acessados.
Em maio de 2010, o e-CAC respondia por 51% dos serviços prestados pela Receita Federal – por meio eletrônico e nas unidades de atendimento presencial.
No mês passado, a participação saltou para 80%, o maior valor mensal já registrado. Segundo o subsecretário, essas estatísticas passarão a ser divulgadas todos os meses pelo órgão.
Os serviços mais acessados no e-CAC são o extrato da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física e a consulta à situação fiscal do contribuinte.
Nas unidades de atendimento, os principais serviços executados são a consulta e a legalização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), pesquisas em geral e a solução de pendências no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Como parte das comemorações do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, a Receita informou que abrirá um programa de visitação às aduanas brasileiras. Em dois dias de cada ano, 26 de janeiro e 4 de julho, o órgão permitirá visitas guiadas.
O agendamento começará a ser feito um mês antes de cada data por meio de telefones que serão divulgados na página da Receita Federal na internet. De acordo com Occaso, as visitações estarão abertas a qualquer pessoa física, não apenas a grupos de estudantes e organizações sociais.

 

www.tiinside.com.br/28/05/2012/portal-e-cac-mantem-estavel-demanda-nos-postos-de-atendimento/gf/280450/news.aspx

Fonte e créditos: TI Inside

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