Prevenção de fraudes como forma de atender bem o seu cliente.

24/02/2013 16:42

 

As tentativas de fraudes estão cada vez mais elaboradas e frequentes. Diante deste cenário, o consumidor criou algumas resistências, entre elas mencionar dados pessoais para pessoas estranhas tais como dados bancários, dados do cartão de crédito e outros.

Como forma de proteger tanto a empresa fornecedora, como o consumidor de uma forma geral, a VoxAge lançou no mercado o VOS PCI, uma solução que coleta dados sigilosos do cliente por meio do teclado do telefone sem que o operador humano tenha acesso a estes dados. Proteção tanto para a empresa como para o seu cliente.

 

As tentativas de fraude estão cada vez mais elaboradas e frequentes em nosso país. A Serasa Experian apresentou um estudo recente sobre o assunto e consolidou um número absurdo e recorde de tentativas de fraude com dados pessoais furtados, como RG, CPF, endereço residencial. O número apresentado foi de 2,14 milhões, o que representa uma tentativa de fraude a cada 15 segundos. Espantoso, não?!

Os criminosos são criativos e utilizam diversas formas de acesso a estes dados. Um cupom promocional que exija dados pessoais, pesquisa em redes sociais, solicitação de dados em sites falsos e até telefonemas de supostos contact centers pedindo a confirmação de informações ou dados.

Receosos com estes tipos de ações, a Serasa Experian recomenda alguns cuidados aos consumidores, tais como: policiar documentos e nunca deixá-los com pessoas estranhas, não fornecer dados pessoais para pessoas estranhas e nem confirmar informações pessoais por telefone, não perder de vista os documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou para quaisquer negócios, nunca informar dados pessoais em sorteios, manter atualizado o antivírus do computador para evitar arquivos espiões, não fazer cadastros em sites não seguros, tomar cuidado com cheques assinados sem qualquer preenchimento não os deixando perto de documentos pessoais.

Todas estas questões de cautela com a ousadia dos criminosos faz com que o consumidor fique cada vez mais preocupado com o sigilo das suas informações pessoais e toda esta mudança comportamental exige das empresas mudanças em relação à adoção de tecnologias adequadas para proteger o seu cliente e, por que não, também proteger a própria empresa.

Tecnologias disponíveis estão no mercado para oferecer segurança aos seus clientes e uma delas, voltada para coleta de informações de dados sigilosos por telefone, é o chamado VOS PCI, desenvolvido pela VoxAge.

A solução visa oferecer segurança tanto para o consumidor como para a empresa fornecedora em uma transação por telefone. Por meio do VOS PCI é possível coletar dados sigilosos do consumidor, como números de documentos, dados do cartão de crédito, senhas, etc., sem precisar falar para um atendente humano, simplesmente digitando estes dados no teclado do telefone. Estes números aparecem em forma de caracteres indecifráveis na tela do agente e até mesmo o som das teclas do telefone é mascarado e fica codificado. Além disto, para atender as normas PCI-DSS, nenhum destes dados fica armazenado na plataforma VOS PCI para evitar rastreabilidade e recuperação dos dados, ou seja, a solução é PCI compliance seguindo todas as normas definidas internacionalmente.

O cenário mudou e o consumidor está cada vez mais exigente e cauteloso, é preciso prestar atenção nestas mudanças de comportamento e adequar-se para atender bem o seu cliente.

 

Assessoria de Imprensa

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