Primeiro emprego. Energia vs oportunidade
Maioria dos teleoperadores encontrou nas centrais o primeiro emprego. Mas... o desafio é capacitar os jovens para a realidade profissional 14/07/2012 12:02

Para o consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, esse público está em busca de aprendizado. "Contratar um jovem, significa contratar uma pessoa sem vícios e com proatividade e disposição para aprender rápido", propõe. Além disso, a energia e sede por conhecimento características dos jovens são fatores que, se bem explorados, podem melhor a prestação do serviço ao consumidor. "O jovem trabalha com bastante energia e tem facilidade para lidar com a comunicação. Ele vê no contact center uma oportunidade para aprender e crescer e chega com muitas expectativas", concorda Cezar Tegon, diretor de novos projetos da ABRH-Nacional, Associação Brasileira de Recursos Humanos.
A capacitação e o treinamento do profissional, entretanto, têm papel fundamental para o sucesso na promoção desse relacionamento entre empresas e consumidores. Se o jovem não é bem preparado, todo o investimento na contratação ou mesmo nas estratégias de marketing e vendas vai por água abaixo. Quando a organização se preocupa em cuidar da capacitação, o retorno é certo e positivo no longo prazo, até mesmo como uma forma de incentivar e reter. "É preciso ter muito treinamento e desenvolvimento das partes técnica e comportamental, incluindo feedbacks diários dos gestores no exercício das funções", indica Ricardo Evaristo, consultor da M&S. Até por que "se a empresa contrata um jovem, mas não o treina e motiva adequadamente, faz com que ele parta logo para outros empregos", complementa Eduardo Ferraz.
Uma vantagem e, ao mesmo tempo, estratégia de motivação é colocar esse profissional no lugar do cliente. "Estes jovens também são consumidores e fazem parte de um público exigente", compara Ricardo Evaristo, consultor da M&S. Se a empresa possui a pessoa certa na posição correta, com vontade de aprender, ela tem a faca e o queijo nas mãos. O que fazer, então? Explorar as possibilidades, que, diga-se de passagem, são muitas.
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.