Problemas com alguma empresa? Consumidor.gov.br resolve!

14/11/2015 19:16

Site oficial da Senacon ganhou ainda um importante parceiro em São Paulo

Há um caminho mais rápido que a justiça para a resolução de problemas dos consumidores. A plataforma consumidor.gov.br surgiu para agilizar a solução de conflitos de consumo, mediando as relações entre consumidores e empresas.

E agora ganhou um importante aliado: ontem (04/11), em São Paulo, o Tribunal de Justiça – TJSP, o maior do País, assinou acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A parceria busca ampliar o acesso do consumidor aos instrumentos extrajudiciais e fortalecer a tutela administrativa exercida pelos órgãos públicos de defesa do consumidor. “Não é conveniente ingressar em juízo para todo e qualquer problema. A solução negociada é mais ética, rápida e menos dispendiosa”, afirma José Renato Nalini, presidente do TJSP.

Consumidor.gov.br

A plataforma tem funcionamento simples. Se a empresa em questão for cadastrada no site, o consumidor registra sua reclamação e, a partir daí, a empresa tem até 10 dias para analisar e responder a reclamação. Em seguida, ele tem até 20 dias para comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Lançado em junho de 2014, o serviço conta com mais de 178 mil atendimentos finalizados e 282 empresas participantes. O índice de solução é de 80%, a nota média de satisfação é 3,1 e o tempo para resposta é de aproximadamente sete dias. “O melhor é que a empresa resolva o problema do consumidor. Quando ela não consegue, entram os órgãos de defesa. A ideia é que esses canais ajudem a agilizar para o consumidor, que tem pressa”, conclui Juliana Pereira, Secretária Nacional de Defesa do Consumidor.

Leia Mais: E então? Quanto você conhece dos seus direitos?

Abraço

Para chamar ainda mais atenção ao assunto, a Senacon e o TJSP, juntos com 14 empresas (Amil, Banco do Brasil, Bradesco, Carrefour, Itaú-Unibanco, Magazine Luiza, Oi, Vivo-Telefônica, Samsung, Santander, Serasa Experian, Sky, TAM, e Whirpool), promoveram um abraço simbólico com 300 pessoas no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça. Também aproveitaram a ocasião para lançar a plataforma no Portal do TJSP e anunciar novas adesões ao Pacto pela Solução de Conflitos de Consumo.

FONTE E CRÉDITOS > CONSUMIDOR MODERNO em consumidormoderno.com.br/index.php/defesa-do-consumidor/item/31087-problemas-com-alguma-empresa-consumidor-gov-br-resolve

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br