Problemas com bancos: como o consumidor deve agir?

01/04/2012 18:02

No ano passado foram registrados mais de 1,6 milhão de atendimentos relacionados aos serviços bancários nos Procons do País

Você sabe onde reclamar caso tenha um problema com o banco ou a administradora de cartão de crédito? O recomendado pelas organizações de defesa do consumidor, públicas e civis, é que se procure a própria instituição financeira via Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Se a solução não ocorrer em cinco dias, o próximo passo é entrar em contato com a Ouvidoria, obrigatória em todas as instituições e com número gratuito 0800. O prazo para resposta não deve ultrapassar 15 dias.

Se ainda assim o problema persistir, o caminho é o Procon, mas não deixe de registrar a reclamação no Banco Central. Não vá esperando que o BC solucionará a questão imediatamente. Ele trabalha com demandas em grupo. Assim, se muitos consumidores reclamarem do mesmo assunto, do mesmo banco, o BC tomará providências. Já no Procon, as ações são individualizadas. No BC, a reclamação pode ser registrada no site da instituição (www.bcb.gov.br) no item “reclamações e denúncias contra bancos”. No Procon, o consumidor deve procurar uma central de atendimento nos Poupatempos.

Se nenhuma dessas providências der resultado positivo, o próximo passo deve ser a Justiça. Até 40 salários mínimos (valor da ação), pode-se recorrer ao Juizado Especial Cível, acompanhado de advogado. Este só é dispensado em causas de até 20 salários mínimos.

Muitos consumidores decepcionados com o banco com o qual mantêm relacionamento registram reclamações nos Procons. No ano passado, conforme o Boletim Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), organizado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, foram registrados mais de 1,6 milhão de atendimentos nos 23 Procons do País mais o Distrito Federal.  O primeiro lugar foi ocupado pelos cartões de crédito (9,21%); o terceiro, pelos bancos comerciais (7,26%). Isso significa que mais de 240 mil pessoas reclamaram de cartões e de bancos.

Dados do Banco Central mostram que em janeiro 1.022 consumidores registraram queixa contra as instituições financeiras com mais de 1 milhão de clientes - Itaú, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, HSBC, Banrisul, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. No mesmo mês do ano passado foram 717, crescimento de 43%. Na comparação com dezembro de 2011, o avanço foi de 12%.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) justificou o aumento das queixas no Banco Central em decorrência “da elevação da base de clientes das instituições financeiras; maior grau de exigência dos consumidores; fusões dos bancos; e o crescimento do consumo de produtos, como financiamentos e cartões”.
 

Angela Crespo é colunista do Diário do Comércio, palestrante sobre direitos e deveres do consumidor e responsável pelo site Consumo em Pauta

 

 

www.docodigoaocompromisso.com.br/cdc-20-anos/noticias/378-problemas-com-bancos-como-o-consumidor-deve-agir-

Fonte e créditos: A era do diálogo

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