Problemas com bancos? Saiba onde e como reclamar

13/04/2015 20:46
Problemas com bancos? Saiba onde e como reclamar


Os consumidores enfrentam diariamente problemas com os bancos. Para melhoria dos serviços é necessário lutar pelos seus direitos. Por isso, se algum problema ocorrer, reclame. Para isso é só seguir esses passos:

Os consumidores enfrentam diariamente problemas com os bancos. Para melhoria dos serviços é necessário lutar pelos seus direitos. Por isso, se algum problema ocorrer, reclame. Para isso é só seguir esses passos:

1 - Procure o banco e tente resolver amigavelmente.
É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio).

2 - Ouvidoria:
Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar, por meio de uma linha 0800, um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes. Veja abaixo o contato da ouvidoria do seu banco:

 

Itaú-Unibanco

0800 5700011 ou
0800 7221722 (deficiente auditivo)

Caixa Econômica Federal

0800 725 7474 ou
0800 726 2492 (deficiente auditivo)

Banco do Brasil-Nossa Caixa

0800-729 5678 ou
0800-729 0088 (deficiente auditivo)

HSBC

0800 701 3904 ou
0800 701 5934 (deficiente auditivo)

Bradesco

0800 723 9933

Santander-Real

0800 726 0322

Safra

0800 770 1236

Banrisul

0800 644 2200


3 - Registre reclamação no Banco Central (BC).

É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores.
Por telefone: 0800-9792345,
por carta (BC - SBS Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede - Caixa Postal: 08670 - CEP 70074-900 - Brasília – DF);
ou pela internet: www.bcb.gov.br

4 – Procure o Procon
Se o banco não resolver, procure o Procon.
Os endereços dos Procons estão no site: https://portal.mj.gov.br/ControleProcon/frmLogon.aspx

5 - Procure a Justiça
Caso não haja solução diretamente ou via Procon, recorra à Justiça.

Outra providência que você poderá tomar:

- Procure a imprensa (jornais, revistas, rádios). Muitos destes meios de comunicação têm espaços reservados para as queixas dos consumidores.

 

FONTE E CRÉDITOS > IDEC em www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/problemas-com-bancos-saiba-onde-e-como-reclamar

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