Problemas pessoais - Saiba lidar com questões particulares sem afetar sua carreira
Renata Pessoa
Manter os papéis e atividades que desempenhamos em equilíbrio requer saber lidar com problemas pessoais no ambiente de trabalho. Em nossa rotina, não estamos livres de situações envolvendo saúde, relacionamentos, família e dinheiro. Mas a forma como você se envolve com estas questões particulares pode interferir na sua carreira.
De acordo com o especialista em coaching, Renato Pradillas, perder o ritmo no trabalho por motivos pessoais é aceitável na maioria das empresas. Mas, para não prejudicar o seu profissionalismo, é fundamental que você reconheça o peso do problema e como ele está lhe afetando.
Um erro geralmente cometido quando se está lidando com questões particulares no trabalho é expor o problema para certas pessoas que julgamos de confiança. Para Pradillas, apesar de o desabafo render um certo alívio, o confidente pode se aproveitar de certas informações para tomar vantagem no futuro.
“Muitos profissionais se esquecem da importância do RH nas empresas, cujo foco é cuidar das pessoas. Além de ouvir seu problema, evitando uma exposição desnecessária, o profissional de RH pode ajudá-lo a buscar uma solução, o que, normalmente, seu companheiro de trabalho não faria”, indica o especialista.
Para não deixar que sua carreira seja afetada, Pradillas indica também que, ao expor a situação com seu superior, é fundamental esclarecer que você está em busca de soluções e que se compromete a não deixar que o problema prejudique seu desempenho. “Deixe claro que o lado profissional fala mais alto e que a dificuldade pela qual está passando é algo pontual e passageiro”, declara.
FONTE E CRÉDITOS > ABÍLIO DINIZ em abiliodiniz.com.br/lideranca/carreira/problemas-pessoais/
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.