Procon anuncia ranking de celulares mais reclamados por consumidores

10/05/2013 20:32

 

 
 

A Fundação Procon-SP divulgou o ranking de fabricantes de aparelhos celular que mais receberam reclamações de consumidores em 2012. As marcas Motorola e Nokia foram os  campeões de reclamações, com 788 e 524 reclamações, respectivamente, seguidos por outras marcas como Samsung e LG.

O ranking dos tipos de problemas apresentados pelos clientes foram: vício de qualidade, não entrega/atraso,  descumprimento de contrato/cancelamento, oferta/publicidade enganosa e outros.

Os celulares ainda apresentam padrão de qualidade insatisfatório, com falhas de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores. A situação é agravada quando somada ao mau atendimento dos call centers e suporte inadequado de pós-venda, com alegações de mau uso, ou seja, muitas vezes a empresa repassa a culpa pelo problema para o cliente.

Segundo Paulo Arthur Góes, diretor executivo da Fundação Procon-SP, as multinacionais fabricantes de aparelhos brasileiras adotam políticas de pós-venda muito inferiores aquelas aplicadas em outros mercados. "Se em determinados países trocar um celular com defeito é algo muito simples, aqui o consumidor precisa muitas vezes recorrer a um órgão público como o Procon ou até mesmo ao Poder Judiciário", explica.

Ao comparar números, podemos avaliar que houve um aumento em relação ao mesmo período do ano passado. As marcar líderes neste ranking não mudaram muito também, com a Motorola na liderança com elevação de 16% no número de reclamações; a Samsung, que aparece na segunda posição do ranking trimestral, teve um aumento de 69% no número de queixas em comparação ao mesmo período de 2012.

Em relação ao serviço de telefonia móvel, em 2012 a Fundação Procon-SP registrou acréscimo de 29% nas reclamações sobre telefonia celular. O crescimento no número de demandas trazidas ao Procon-SP foi superior ao do acréscimo de linhas, 4% de acordo com a Anatel.

Outro tipo de reclamação que também cresceu muito de 2012 para 2013 foi em relação a operadoras de celulares. A TIM teve um crescimento na sua base de acessos de 16%, enquanto suas reclamações no Procon cresceram 46% no mesmo período. Mesmo as operadoras que, segundo dados do site da Anatel, reduziram a quantidade de linhas (acessos), como Claro e Oi, apresentaram incremento nas reclamações no Procon-SP em 2012: Claro, aumento de 14% e Oi, de17%.

* Com informações de Fundação Procon - SP

 

consumidormoderno.uol.com.br/experiencia/procon-anuncia-ranking-de-celulares-mais-reclamados-por-consumidores

Fonte e créditos: Consumidor Moderno

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br