Procon divulga ranking de atrasos e cancelamentos de voos
Paula Furlan HOT NEWS
Com a chegada da temporada de verão e as festas de fim de ano, aumentam o número de voos nacionais e internacionais - e também os problemas causados por eles. A Fundação Procon-SP divulgou o ranking de voos e percursos domésticos e internacionais da TAM, Pantanal (Grupo TAM), GOL, Azul, Webjet, Avianca, Trip e Passaredo, que tiveram mais cancelamentos e atrasos em setembro.
O estudo tem como base informações, divulgadas em outubro no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que não excluem nem discriminam os problemas gerados por fatores climáticos. Desde 4 de junho deste ano, conforme a Resolução 218, todas as empresas aéreas devem enviar o histórico de atrasos e cancelamentos em relação ao mês anterior e disponibilizar nas páginas de vendas de passagens e balcões dos aeroportos. Pela norma, as companhias aéreas são responsáveis pela informação acerca do voo, mesmo quando forem comercializados por parceiros comerciais, como agências de viagens.
O Procon-SP comparou a situação de voos e percursos de setembro com o primeiro levantamento que fez, usando como base o histórico de maio divulgado pelas empresas e pela agência em junho, um mês após a publicação da Resolução.
Voos domésticos - Cancelamento em percentual
Empresa: Cia. Aérea Passaredo
Voos previstos: 1940
Voos cancelados: 456 (24%)
Empresa: Pantanal (Grupo TAM)
Voos previstos: 582
Voos cancelados: 70 (12%)
Cancelamentos de voos que afetaram o maior número de passageiros
GOL: 1341 voos atrasados
Atrasos iguais ou superiores a 30 minutos calculados com base nas etapas realizadas
Passaredo: 416 voos atrasados (28%)
Atrasos iguais ou superiores a 60 minutos
Passaredo: 213 voos atrasados (14%)
Voos internacionais - Cancelamento em percentual
Empresa: TAM
Voos previstos: 1920
Voos cancelados: 22 (1%)
Empresa: GOL
Voos previstos: 1137
Voos cancelados: 16 (1%)
Cancelamentos de voos que afetaram o maior número de passageiros
TAM: 22 voos cancelados
Atrasos iguais ou superiores a 30 minutos calculados com base nas etapas realizadas
GOL: 137 voos atrasados
Atrasos iguais ou superiores a 60 minutos
TAM: 73 voos atrasados
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Fonte e créditos: Consumidor Moderno
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