Procon-SP lança Guia de Comércio Eletrônico
A Fundação Procon-SP lança o Guia de Comércio Eletrônico, material com dicas e orientações para o consumidor fazer uma compra mais consciente, com informações que ajudam analisar e decidir pela opção mais segura e que atenda a sua expectativa.
Conheça o guia aqui
https://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_guia_comercio_eletronico.pdf
Fazer compras sem ter que se deslocar e receber as mercadorias em casa traz comodidade e economia de tempo, mas é fundamental conhecer melhor as diversas modalidades de oferta de produtos e serviços que existem atualmente. Também é importante saber quais os cuidados necessários e o que
fazer em caso de problema com a transação comercial.
O material elaborado pela fundação traz, além de informações sobre as chamadas lojas virtuais, esclarecimentos a respeito de outras formas de
vender produtos e serviços pela internet – sites de compras coletivas, que reúnem ofertas de restaurantes, lojas de varejo, clínicas de estética,
agências de turismo, teatro e outros, anunciando descontos vantajosos; F-Commerce, nova modalidade que utiliza a rede social Facebook; clubes de
compra, sites que apresentam descontos e vantagens apenas para associados; leilão virtual; crowdfunding, reunião, através de um site, de um grupo de
pessoas que, interessados em por em prática uma ideia, um negócio ou projeto fazem doação em dinheiro; e importação direta.
Estão presentes ainda quais os direitos do consumidor que usa estas modalidades: a importância da informação; o direito ao prazo de
arrependimento de sete dias; os tipos de garantias; entre outros. O consumidor pode encontrar também esclarecimentos sobre ao que estar atento
antes de comprar pela internet, como, por exemplo, a importância de identificar o fornecedor e de buscar referências sobre o estabelecimento,
evitar as compras por impulso e observar a segurança eletrônica.
Canais de atendimento da Fundação Procon-SP
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar um dos canais de atendimento da fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital)
Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Telefone: 0800-772-3633
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Telefone: 0800-772-3633
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila (endereços no site:
https://www.justica.sp.gov.br/modulo.asp?modulo=52&Cod=52) , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h.
Por fax: (11) 3824-0717.
Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
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