Procon-SP lança Guia de Comércio Eletrônico

27/12/2011 08:41

A Fundação Procon-SP lança o Guia de Comércio Eletrônico, material com dicas e orientações para o consumidor fazer uma compra mais consciente, com informações que ajudam analisar e decidir pela opção mais segura e que atenda a sua expectativa.

Conheça o guia aqui
https://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_guia_comercio_eletronico.pdf

Fazer compras sem ter que se deslocar e receber as mercadorias em casa traz comodidade e economia de tempo, mas é fundamental conhecer melhor as diversas modalidades de oferta de produtos e serviços que existem atualmente. Também é importante saber quais os cuidados necessários e o que
fazer em caso de problema com a transação comercial.

O material elaborado pela fundação traz, além de informações sobre as chamadas lojas virtuais, esclarecimentos a respeito de outras formas de
vender produtos e serviços pela internet – sites de compras coletivas, que reúnem ofertas de restaurantes, lojas de varejo, clínicas de estética,
agências de turismo, teatro e outros, anunciando descontos vantajosos; F-Commerce, nova modalidade que utiliza a rede social Facebook; clubes de
compra, sites que apresentam descontos e vantagens apenas para associados; leilão virtual; crowdfunding, reunião, através de um site, de um grupo de
pessoas que, interessados em por em prática uma ideia, um negócio ou projeto fazem doação em dinheiro; e importação direta.

Estão presentes ainda quais os direitos do consumidor que usa estas modalidades: a importância da informação; o direito ao prazo de
arrependimento de sete dias; os tipos de garantias; entre outros. O consumidor pode encontrar também esclarecimentos sobre ao que estar atento
antes de comprar pela internet, como, por exemplo, a importância de identificar o fornecedor e de buscar referências sobre o estabelecimento,
evitar as compras por impulso e observar a segurança eletrônica.

Canais de atendimento da Fundação Procon-SP

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar um dos canais de atendimento da fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital)

Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.

Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Telefone: 0800-772-3633

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Telefone: 0800-772-3633

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila (endereços no site:
https://www.justica.sp.gov.br/modulo.asp?modulo=52&Cod=52) , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h.

Por fax: (11) 3824-0717.

Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp, siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial. Dicas sobre compras de Natal e outras orientações no blog https://educaproconsp.blogspot.com/ .


 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br