Projetos de Lei (também) nas mãos da população

30/10/2014 21:39

A plataforma Votenaweb permite que o cidadão vote nos Projetos de Lei que estão em tramitação no Congresso Nacional

Estamos em um ano de eleição. O Brasil acabou de decidir quem será presidente da República durante os próximos quatro anos. Há alguns domingos, escolhemos também senadores e deputados que apoiarão o atual governo e também aqueles que farão parte da oposição. Mas qual é a proximidade dos brasileiros com esses servidores públicos ao longo dos mandatos? Estamos realmente engajados?

Na edição 196 da revista Consumidor Moderno e também neste portal mostramos como empresas são capazes de utilizar os meios digitais para reproduzir boas ideias. Nesse sentido, a plataforma Votenaweb colabora com a participação das pessoas na democracia, aproximando-as dos parlamentares.

Como conta Fernando Barreto, diretor-executivo da Webcitizen, empresa responsável pelo portal, o Votenaweb nasceu do desejo de ajudar a resolver a falta de credibilidade no sistema político. Para concretizar esse diálogo o portal dá aos cidadãos o direito de votar em Projetos de Lei que estão em tramitação no Congresso Nacional. Ou seja, enquanto os deputados aprovam propostas em Brasília, o cidadão faz o mesmo pela internet.

Barreto não tem dúvidas: o objetivo do portal foi atingido. “Hoje somos 165 mil pessoas. O que precisamos fazer agora é dar escala, temos de levar isso a casa dos milhões”, argumenta. Ele conta ainda que, em alguns casos, parlamentares aderiram ao portal. “Isso reflete diretamente na democracia, pois o parlamentar poderá realizar a função para a qual ele realmente foi eleito, representar o cidadão de uma forma mais efetiva”, conclui.

Temas que mais geram adesão
Segurança (604 mil votos)
Trabalho (579 mil votos)
Saúde (471 mil votos)
Transporte (420 mil votos)
Administração Pública (394 mil votos)    


Projetos de Lei (PLs) mais votados*
*números obtidos no dia 27/10/2014

De uma maneira geral, são temas de grande visibilidade, que geram grandes discussões e também projeots de fácil compreensão, com consequências claras.

Projetos de Lei (PLs) mais votados*
*números obtidos no dia 27/10/2014

De uma maneira geral, são temas de grande visibilidade, que geram grandes discussões e também projeots de fácil compreensão, com consequências claras.

PLC 7270/2014 (https://www.votenaweb.com.br/projetos/plc-7270-2014) – Regulamentará o comércio de Cannabis (maconha)
Número de votos: 27.171
75% contra x 25% a favor

PL 5120/2013 (https://www.votenaweb.com.br/projetos/plc-5120-2013) - Reconhecerá o casamento civil e a união estável entre homossexuais, modificando o Código Civil.
Número de votos: 20894
38% contra x 62% a favor
 
PEC 269/2013 (https://www.votenaweb.com.br/projetos/pec-269-2013) - Acabará com o pagamento de remunerações mensais vitalícia para ex-governadores e ex-prefeitos.
Número de votos: 17237    
1% contra x 99% a favor

 
PEC 33/2011 (https://www.votenaweb.com.br/projetos/pec-33-2011) - Submeterá as decisões do Supremo Tribunal Federal ao controle do Congresso Nacional
Número de votos: 16075
98% contra x 2% a favor
 

PLC 3722/2012  (https://www.votenaweb.com.br/projetos/plc-3722-2012) - Regulará a posse, o porte e o comércio de armas de fogo e munição no Brasil, e revogará o Estatuto do Desarmamento.
Número de votos: 13.402
13% contra x 87% a favor

 

FONTE E CRÉDITOS > CONSUMIDOR MODERNO em consumidormoderno.com.br/index.php/component/k2/item/28239-projetos-de-lei-tambem-nas-maos-da-populacao

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br