Qual a diferença entre PDCA e PDSA?
PDCA e PDSA são iguais? Vamos descobrir!
No ambiente corporativo existe uma certa confusão em relação a diferença das nomenclaturas e o que elas significam, se PDCA e PDSA refere-se a uma mesma ferramenta ou não. Vamos esclarecer isso. Para entender de maneira simples, podemos dizer que entre ambos há conexões e diferenças, tanto no conteúdo como na forma. Os dois planos de ação estão relacionados ao mesmo fim que é atingir a melhoria contínua dos processos, porém de maneira diferenciada. Vamos entender qual foi a origem de cada um.
O PDCA foi o primeiro a surgir. É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle de qualquer processo para a solução de problemas.Foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”, quem disseminou seu uso no mundo todo, (por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “Ciclo Deming”).
PDSA, também introduzido por Deming, surge a partir da necessidade de aprendizado e melhoria de um produto ou processo, essa ferramenta veio complementar o que já existia no PDCA, pois ela propõe que seja feito um processo de estudo em pequena escala com o objetivo de desenvolver o aprendizado e a geração de um novo conhecimento.
Vamos visualizar isso através do significado de cada nomenclatura:
PDCA: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Check (Checar/Verificar) – Act (Agir)
PDSA: Plan (Planejar) – Do (Fazer) - Study – (estudar, agir) –Act (Agir)
A mudança ocorre de Check (Checar/Verificar) para Study (Estudar). Portanto, já é possível considerar que o ciclo passou para um âmbito maior, ele não visa apenas checar, e sim estudar, analisar. Vamos entender o que difere uma ação da outra, visualizando seu significado:
- Checar: Testar, conferir, para verificar a validade ou a exatidão de algo.
- Estudar: Procurar adquirir o conhecimento de algo: estudar uma lição. Dedicar-se à apreciação, análise ou compreensão de uma obra. Ponderar, amadurecer: estudar um caso. Observar cuidadosamente: estudar um fenômeno
Dessa forma, fica visível o porquê não é interessante atribuir a mesma significação para PDCA e PDSA, embora as duas sejam ferramentas para agir na melhoria contínua. O ato de estudar engloba uma ação muito mais abrangente do que o simples ato de checar, por isso pode se entender PDSA como uma evolução natural do PDCA, porque vai além de uma verificação de processo, você vai estudá-lo, analisá-lo e, tentar adequar o mesmo para atingir a melhoria contínua.
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Antoinie Lavoisier
Referências:
https://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2012/artigos/e2012_t00097_pcn98626.pdf
https://pt.slideshare.net/virgilioms/pdsa-x-pdca
https://pkpinc.com/files/NA01MoenNormanFullpaper.pdf
FONTE E CRÉDITOS > BLOG DA QUALIDADE em www.blogdaqualidade.com.br/qual-diferenca-entre-pdca-e-pdsa/?utm_source=blog-da-qualidade&utm_medium=post-&utm_campaign=diferenca-entre-PCDA-PSDA-1630Hquinta
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.