Qualidade de dados é a chave para campanha de fidelização eficiente
Por Juliana Azuma*
“Tem cartão da loja? Quer fazer? É rapidinho, em cinco minutos a gente realiza o seu cadastro”. Frases como essas fazem parte do roteiro da maioria dos lojistas, e refletem o resultado de um estudo da Experian Data Quality que atesta que 91% das empresas contam com alguma campanha de fidelização.
Em suma, elas aumentam as chances de o cliente, por exemplo, procurar seu novo par de sapatos na loja que lhe der algum benefício – seja em parcelas sem juros, descontos, milhas aéreas ou mesmo a oportunidade de aproveitar as ofertas em primeira mão ao receber um e-mail marketing. Em troca, ele fornece algumas informações cadastrais, como e-mail, número de telefone e endereço.
Tais iniciativas geram uma infinidade de dados para as empresas que, se não gerenciados adequadamente, acabam tendo o efeito inverso de sua finalidade original. Para 81% das companhias, os principais problemas em relação às campanhas de fidelização se concentram na recusa dos clientes em fazer aquele “cadastro de cinco minutos” e na computação de dados errados, resultando na frustração do cliente que concorda em fazer parte do “clube” da loja mas não recebe os benefícios prometidos.
O olhar de um consultor terceiro permite organizar tais informações em diferentes perfis para que as mensagens corretas (de ofertas, novidades ou outros conteúdos) sejam enviadas para o público adequado. Com essa visão externa, a empresa poderá dizer quais e para quem funcionam os benefícios a fim de que sejam aperfeiçoados.
Uma ferramenta que realiza a validação das informações coletadas em tempo real pode ocupar esse papel consultivo ao ser implementado em todos os canais de entrada – na loja física, pela Internet ou televendas, por exemplo – para aproveitar o engajamento do consumidor com a loja. Dessa forma, os programas de fidelidade aumentam suas chances de trazer benefícios não só aos clientes, mas também às empresas, que ganham consumidores fiéis.
*Juliana Azuma é Superintendente de Marketing Services da Serasa Experian.
FONTE E CRÉDITOS > SERASA EXPERIAN em marketing.serasaexperian.com.br/artigos/qualidade-de-dados-e-a-chave-para-campanha-de-fidelizacao-eficiente/?utm_source=VT&utm_medium=email&utm_content=MS_ECommerce_Webshoppers&utm_campaign=OD_MS_NEWSMAIO_21052015&utm_source=Email_Marketing&utm_medium=@email&utm_content=&utm_campaign=News_Maio_2015&utm_term=
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.