Ranking de construtoras mais reclamadas
Procon-SP divulga ranking de construtoras mais reclamadas desde janeiro de 2012
Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, divulga ranking das construtoras que mais geraram demandas ao setor de atendimento ao consumidor, de 1º de janeiro a 10 de maio de 2012.
Nesse período, o Procon-SP recebeu nos postos de atendimento 3.017 queixas, pedidos de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre compra de imóveis. O ranking é baseado nas reclamações que precisaram de mediação do órgão estadual de defesa do consumidor para resolver o problema.
Abaixo segue o ranking e a lista sobre principais problemas gerados. O principal deles é o atraso na entrega de imóveis. “As reclamações sobre atrasos na entrega estão aumentando e preocupam. Tentamos negociar solução do problema junto às construtoras, mas se isso não for possível as empresas são autuadas pelo abuso”, explica o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
RANKING – Construtoras mais reclamadas da Área |
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1º |
GAFISA / TENDA |
131 |
2º |
PDG |
57 |
3º |
MRV |
46 |
4º |
NOVA DELHI INCORPORADORA |
25 |
5º |
ATUA |
21 |
6º |
CAPRI INCORPORADORA |
12 |
7º |
CURY CONSTRUTORA |
12 |
8º |
LIVING |
11 |
9º |
BROOKFIELD |
9 |
10º |
TRISUL |
8 |
Principais Problemas da Área |
Não cumprimento do contrato/proposta |
Duvidas sobre cobranças (taxas, etc.) |
Cobrança de taxa indevida (elaboração de contrato, aferição de idoneidade, etc.) |
Qualidade da construção (vícios, defeitos, vazamentos, impermeabilização, etc.) |
Devolução de sinal, valores pagos (negocio não concretizado) |
Veja aqui o aumento de reclamações que chegaram ao Procon-SP sobre compra de imóveis desde 2008 a 2011: https://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_construtoras_2008_2011.pdf
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital)
Pessoalmente: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone: 0800-772-3633.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633.
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila , de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às segundas, das 9h às 15h.
Por fax: (11) 3824-0717.
Por cartas: Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br
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Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog https://educaproconsp.blogspot.com.
17/5 /2012
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
Bernadete de Aquino
Coordenadora de Comunicação
11 8660-2703 / 3824-7277
Glauber Ribeiro
11 3824-7301
Rosi Palma
11 3824-6967
Ricardo Lima Camilo
11 3824-7279
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