Relações duradouras

03/12/2013 20:32

 

Experiência sensorial influencia na decisão de compra e gera forte vínculo do cliente com a marca 03/12/2013 12:28

» Valéria Rodrigues
A busca por proporcionar bons momentos ao cliente é constante, já que são inúmeras as ações para tentar encantá-lo e fidelizá-lo. Dentro disso, algumas empresas aproveitam para mexer com os cinco sentidos, em uma tentativa de usar a experiência sensorial para surpreendê-lo. Segundo Valéria Rodrigues, sócia diretora da Officina Sophia Retail, se bem aplicado, ações sensoriais têm a capacidade de gerar uma conexão emocional com as marcas, que são mais duradouras do que as mais simples.  "Essa ação gera uma aproximação da marca com o seu consumidor. Sabemos que, ao despertar sentimentos positivos, criamos uma relação emocional do indivíduo com a empresa", afirma. A especialista conta que as a estratégias com foco na experiência sensorial tem o poder de influenciar a decisão de compra do cliente e criar um vínculo com a marca, que permanece na memória dos sentidos. 
 
Nesse sentido, a loja física é um espaço cheio de possibilidades para proporcionar a experiência sensorial, e isso explica o fato de, segundo Valéria, o varejo ser o segmento que mais tem se beneficiado dessas estratégias. "A vantagem é que na loja física tudo pode acontecer. É aí que o marketing sensorial ganha relevância: um cenário onde os consumidores podem interagir de diferentes formas com os produtos", comenta. Hoje, as marcas investem desde o simples uso de uma fragrância para aromatizar o ambiente, até ações maiores, com experiências diferentes. Um exemplo citado pela especialista é a inauguração de uma exposição temporária em Nova York, da Sephora, chamada Sensorium, para falar sobre a memória olfativa. "No espaço, o visitante percorria uma jornada repleta de experiências olfativas, táteis e visuais. A Sephora explorou de maneira lúdica a história da perfumaria e a conexão dos aromas com a vida dos consumidores", conta.
 
Na visão de Valéria, o uso do marketing sensorial deve fazer parte de uma estratégia para agregar valor à imagem da marca, gerar um diferencial e aproximar cliente e marca, e não apenas porque a moda é essa. Utilizar marketing sensorial por modismo faz com que a empresa destine recursos para ações que não impactam o seu público-alvo. "Gerar uma experiência positiva exige, antes de tudo, definir o posicionamento da marca e elaborar uma estratégia que esteja em linha com os objetivos da marca. Ações isoladas ou distantes do posicionamento são efêmeras. O marketing sensorial tem o poder e o objetivo de gerar conexões duradouras", conclui.

Fonte e créditos: CLIENTE SA em www.clientesa.com.br/gestao/52473/relacoes-duradouras/ler.aspx

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br