Relacionamento com clientes: internet é o principal canal

10/07/2015 19:13

“O relacionamento 2.0 é importante para manter o seguidor que se identifica com a marca e para conter crises ou atender reclamações. 64% dos participantes acompanharam as atualizações das páginas que seguiam em 2014, sendo que 58,4% disseram acompanhar sempre ou quase sempre o feed de notícias das marcas prediletas. É uma forma de marketing e propaganda direta com seu consumidor” afirma Alessandro Lima, CEO da E.life, líder em mídia gerada pelo consumidor e interações nas redes sociais e que realiza o estudo “Hábitos e Comportamentos” já há quatro anos.

A interação dos internautas com produtos e serviços está cada vez mais virtual. Além de pesquisar produtos, empresas e marcas, os entrevistados também verificam as opiniões de pessoas que já adquiriram o produto antes de comprar.As redes sociais passam para a terceira colocação como canal de relacionamento com o consumidor. Em 2013, elas ocupavam o 4º lugar. Rapidez e simplicidade são as principais razões que motivam o internauta a utilizar as mídias sociais como SAC.

O Facebook continua como rede social mais acessada no país, incluindo faixas etárias acima de 40 anos, classes D e E e locais de acesso tardio, como a região Norte.

As redes sociais que mais atraíram a atenção dos jovens de até 19 anos foram Instagram, Tumblr e Youtube. Para a faixa etária entre 20 e 40 anos foram Instagram e Twitter, enquanto os que têm mais de 40 anos preferem o Google+.
O Tumblr e o Instagram foram as redes com maior número de novos usuários.

O Instagram que em 2013 foi a rede social com maior número de novos cadastros (20,5%). Esse aumento no número de usuários sinalizava o resultado de 2014, em que a rede ocupou o terceiro lugar na preferência dos internautas, além de obter o maior crescimento em utilização.

O conteúdo em vídeo está cada vez mais presente no dia-a-dia dos internautas, por meio de plataformas como Netflix, Youtube, Vimeo e TVs, e seu consumo se compara ao da TV. O principal motivo para assistir Netflix e similares está relacionado à flexibilidade de horários e à comodidade. Já para o Youtube e similares, o público valoriza o bom leque de conteúdo, possibilidade de assistir a apenas um trecho do vídeo e ter acesso a conteúdos antigos – neste caso para entrevistados acima de 40 anos.

Por meio da TV, o internauta tem acesso a conteúdos específicos e em primeira mão, além de poder zapear em busca de algo que capte sua atenção.

A pesquisa foi feita no período de setembro a dezembro de 2014, por meio de questionários aplicados online e respondidos por 1059 usuários, que podiam apontar o relacionamento com as marcas nas redes sociais.

FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em www.portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-16-11-42/2014-05-26-16-41-39/5823-relacionamento-com-clientes-internet-e-o-principal-canal

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br