Relacionamento com o cliente mudou?

21/09/2015 19:18

Nova vida conectada mudou o comportamento das pessoas, inclusive, no contato com empresas 21/09/2015 12:35

» Bianca Oliveira Vargas
Autora: Bianca Oliveira Vargas
 
Vivemos na era da transformação. As roupas, os cortes de cabelo, os aparelhos de televisão e os telefones móveis estão diferentes. A forma pela qual assistimos filmes, namoramos à distância e pagamos nossas contas também mudaram. Por que a maneira e a qualidade pela qual nos relacionamos com nossos clientes deveriam permanecer a mesma? Ao observamos as últimas décadas é possível identificarmos relevantes transformações que nos trouxeram diretamente ao momento e formato que nos encontramos atualmente.
 
Até os anos 90 era necessário que as pessoas fossem até um local físico para, por exemplo, comprarem o produto que estavam precisando. Dessa forma, o relacionamento com o cliente era realizado por meio do contato pessoal e direto entre empresa e usuário. Um passo a diante foi o contato via telefone, com a chegada da televenda e do telemarketing. Na sequência, a popularização da internet gerou uma nova comunicação entre as pessoas e, consequentemente, entre empresas e clientes. Todo o espaço online, balizado por sites e e-mails, ganharam relevância na aproximação com o público de interesse de cada instituição e as lojas virtuais viraram ponto de encontro para os consumidores modernos. Essa geração foi chamada de Consumidor 2.0. 
 
Hoje vivemos a soma de todas as formas anteriores de comunicação e relacionamento com o cliente com o acréscimo das redes sociais. O novo formato não transformou apenas as relações pessoais de cada individuo, mas também tem modificado a atuação das empresas que desejam se aproximar de seus clientes e possíveis futuros usuários de seus serviços. O atendimento telefônico, como no caso das Centrais de Atendimento ao Consumidor é ainda um ponto de contato importante, mas bem básico comparado às complexidades das demais opções e que são já bem mais exploradas pela maioria dos brasileiros. Segundo dados do IBGE, divulgados em abril, metade dos brasileiros estão conectados à internet.  
 
As companhias precisam estar onde o público delas está. A diferenciação não está mais nas ferramentas, mas sim no comportamento. Já é sabido que todos se encontram na internet, especialmente nas redes sociais. Porém, além da presença é necessária a criação de um canal real de relacionamento, no qual o usuário tenha a liberdade para a troca de informações, obtenha respostas para suas dúvidas e tenha uma conversa aberta com a empresa. Mas, é preciso ir além. Atualmente o objetivo é criar uma ligação emocional com o cliente 2.0, ou 3.0 como já estão sendo classificados. 
 
Foi de olho nessa aproximação real e emocional com nossos clientes que a MRV Engenharia tem desenvolvido constantes ações nas redes sociais, atingindo boa parte do nosso público alvo. Na série de vídeos do projeto #meumundomelhor colocamos nossos clientes diante das câmeras para que dividissem com os demais suas histórias, incluindo dificuldades e vitórias. Mais do que um relacionamento eficaz, que de fato esclarece e ajuda nossos clientes, estamos em busca de participar do dia a dia das pessoas que nos ajudam a construir a nossa história. A recíproca é verdadeira, eles permitem que façamos parte da construção da vida deles por meio da conquista do sonho da casa própria. 
 
Bianca Oliveira Vargas é gestora executiva/ relacionamento com clientes da MRV Engenharia

 

FONTE E CRÉDITOS > CLIENTES SA em www.clientesa.com.br/artigos/59595/relacionamento-com-o-cliente-mudou/Ler.aspx

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