Responsabilidade social no call center: vale a pena pensar nisso para 2014
26 dezembro 2013 | Por Fernanda Daura
Diante de um mercado de call center cada vez mais competitivo, apenas prestar um bom serviço já não é mais sinônimo de empresa com diferencial. A partir do surgimento de novas demandas e pressão por transparência nos negócios, organizações adotam cada vez mais uma postura responsável em seu cotidiano. Tendo em vista a capacidade criativa, recursos financeiros e humanos já existentes, o processo de implantação de políticas de responsabilidade social no call center fica mais fácil. Neste post, queremos explicar como e por que esse posicionamento pode ser interessante ao seu negócio em 2014. Mas, lembre-se que essas ações devem ser sempre plurais, distributivas, sustentáveis e transparentes.
Bem-estar dos funcionários
Sabe-se que a rotina dos operadores de call center é, em muitos casos, intensa. Por isso, por que não acionar o departamento de Gestão de Pessoas para pensar em uma campanha preventiva para o início de 2014? Além disso, estimule pausas durante o trabalho, implante ginástica laboral, promova palestras e debates sobre saúde, faça confraternizações com certa frequência, mostre-se aberto a conversar sempre que necessário – ou seja, ofereça benefícios e estimule a capacitação. Pense que funcionários contentes tendem a trabalhar com maior prazer e, consequentemente, render mais.
O bem-estar de seus colaboradores trata-se, sim, de uma ação de responsabilidade social no call center. Afinal, as campanhas visam a um equilíbrio físico, mental e intelectual dos funcionários. Além disso, trata-se de valorização do capital humano. Essa postura pode, inclusive, reduzir taxas de turnover e absenteísmo.
Sustentabilidade e TI verde
Muitos call centers dispõem de um aparato de tecnologia significativo. Seja com softwares ou computadores, as centrais estão de certa forma dependentes desses sistemas. E basta o contact center crescer um pouco, que são necessárias novas aquisições de dispositivos.
Pensando nisso, crie campanhas de reuso de equipamentos, otimize o uso de hardware no call center interno ou adote cloud call center. Outra opção interessante é a parceria com órgãos como o Comitê para a Democratização da Informática, que encaminha com frequência itens eletrônicos descartados para a remanufatura ou reciclagem. Em sua política de compras, também fique atento a produtos que contenham certificados ambientais. Preocupar-se com o planeta também é uma responsabilidade social no call center.
Iniciativas culturais
Uma forma interessante de valorizar a cultura local e estar atento à responsabilidade social no call center é a promoção de prêmios culturais. Estimule profissionais e público em geral a participar de algum concurso que promova a disseminação de boas ideias por meio da cultura – artes, música, teatro ou dança, por exemplo. Ofereça prêmios para isso e invista na divulgação.
Outro aspecto de valorização da cultura pode estar presente no patrocínio de alguma iniciativa, como espetáculos, cinemas itinerantes, shows e etc. Dessa forma, sua empresa será lembrada como uma organização consciente e amiga da sociedade.
Sua empresa possui alguma ação de responsabilidade social no call center? Você possui alguma dica para compartilhar? Deixe pelos comentários.
Fonte e créditos: Blog TECLAN em blog.teclan.com.br/responsabilidade-social-no-call-center-vale-a-pena-pensar-nisso-para-2014/?utm_source=Teclan&utm_campaign=627c064a25-Newsletter_18&utm_medium=email&utm_term=0_010b180426-627c064a25-341995801#more-1314
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.