Retenção de carrinho no e-commerce

18/03/2014 21:06

 

Auxiliar o cliente com atendimento via chat reduz o abandono de compra

» Alexandre Bernardoni
Autor: Alexandre Bernardoni

 
Um dos grandes desafios de quem administra um site de comércio eletrônico é aumentar a conversão das vendas. E um dos grandes vilões que reduzem a conversão é o abandono de carrinho - consumidores que iniciam o processo de compra, selecionam os produtos desejados, mas nunca chegam ao final do processo - deixando em média mais de 65% deles abandonados pelo caminho.
 
A Forrester Research publicou um estudo sobre os motivos que levavam os usuários a abandonar o carrinho no meio de uma compra virtual. Os principais motivos foram:
 
44% - Custos do produto e frete são muito altos;
41% - Não estou pronto para comprar o produto;
27% - Quero comparar o preço em outros sites;
25% - O produto está mais caro do que estou disposto a pagar;
24% - Guardei os produtos no carrinho para pensar depois.
 
Note que os motivos de abandono em destaque estão relacionados à falta de informações ou insegurança do consumidor em relação ao produto. Neste momento, ser auxiliado por alguém que conheça os produtos e possa ajudar o consumidor a fazer uma boa e segura escolha influencia positivamente no percentual de conversão.
 
Para isto, o atendimento via chat tem diferenciais importantes em comparação a outros canais, como telefone ou e-mail:
- O atendimento é imediato e confortável para o consumidor, que pode solicitá-lo com apenas um clique;
- O atendente pode navegar junto com o cliente por outros produtos e orientá-lo para fazer a melhor escolha;
- O atendimento acontece durante o processo de decisão e compra do consumidor, no momento da navegação no site.
 
Veja, então, algumas dicas para utilizar o atendimento como parte da estratégia de retenção de carrinhos:
 
#1 . Conheça bem os seus produtos para poder ajudar
Como vimos acima, grande parte do abandono existe por insegurança do cliente em relação às informações sobre o produto. Um bom atendimento deve ser capaz de orientar o consumidor e dar informações que o deixem seguro de que o produto é uma boa opção para atender às suas necessidades. Operações maiores podem, inclusive, segmentar os atendentes criando uma célula de "especialistas" nos produtos e filas específicas de chat ou transferências, tudo para proporcionar um melhor atendimento ao cliente.
 
#2 . Deixe o atendimento disponível e visível nos pontos de maior abandono
Se você mede o abandono das diferentes etapas do seu processo de checkout é possível saber em que passo ocorre o maior abandono. Experimente colocar um banner mais ostensivo oferecendo atendimento e meça os impactos na conversão.
 
#3 . Mantenha a fila sob controle
É muito frustrante solicitar ajuda durante a compra e esperar muito tempo para ser atendido. Para manter um baixo tempo de fila, otimize o site para evitar contatos desnecessários, mantenha um dimensionamento adequado da sua operação e use um sistema de atendimento que dê produtividade para os atendentes. Lembre-se também de que uma boa experiência no atendimento durante a compra aumenta a segurança do cliente de que ele será bem atendido caso surja um problema após a compra, aumentando a probabilidade da venda.
 
#4 . O chat não deve servir para suprir um site mal feito, mas pode ajudar a melhorá-lo
Idealmente você cuidou para que seu site seja fácil de usar, carregue rápido e para que as informações sobre os produtos e a navegação sejam muito claras. Mas, como o ideal dificilmente é atingível, frequentemente existirão problemas ou informações que possam confundir o cliente.
 
O objetivo do atendimento via chat não é solucionar dúvidas simples que só existem por falta de clareza ou usabilidade do site. Entretanto o uso do chat nessa situação tem dois benefícios:
- você salva vendas que poderiam ser perdidas (até que o site seja melhorado).
- você pode entender os motivos que levam o cliente a solicitar um atendimento e usar esta informação para continuamente melhorar o site e a descrição dos produtos. Alguns sistemas de atendimento via chat permitem que o atendente "classifique" o motivo do contato tornando simples o processo de consolidação e utilização destas informações.
 
#5 . Automatize oferecer ajuda
Uma vez que você conseguiu endereçar os pontos anteriores é possível começar a agir proativamente, programando gatilhos ao longo do funil de compra para oferecer um atendimento para o cliente. O consumidor está demorando muito na página de frete? Errou o preenchimento de um formulário? Abra uma janela se colocando à disposição para ajudá-lo e aumente as suas chances de venda.
 
#6 - Experimente e meça
Prestar um bom atendimento a clientes requer estrutura - atendentes, software, treinamento - o que significa custo! Promover ativamente o atendimento durante a venda pode aumentar estes custos. É importante experimentar diversas formas de interação com o cliente e medir os resultados, a melhora da conversão e a satisfação dos clientes para entender o retorno do investimento.
 
Alexandre Bernardoni é diretor de ofertas da Direct Talk.

 

AGRADECIMENTOS

FONTE E CRÉDITOS: CALLCENTER.INF.BR EM www.callcenter.inf.br/artigos/53358/retencao-de-carrinho-no-e-commerce/ler.aspx

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