Retrato do marketing de serviços no Brasil

07/12/2013 13:14

 

Setembro/Outubro - 2013

Estamos caminhando para um mundo só de serviços. Na Europa, o setor terciário representa 80% do PIB. No Brasil, a área já responde por 67,5% de toda a riqueza produzida no país. A boa notícia é que o segmento continua crescendo em todo o território nacional. A história mostra que, quanto mais avançada é a economia de um país, maior tende a ser a participação dos serviços no seu PIB. Mas muitos ainda não entenderam que a regra de ouro para a sobrevivência dos negócios é garantir a satisfação do cliente.

No princípio, a economia clássica não reconhecia a prestação de serviços como transação econômica, pois pressupunha a transferência de propriedade do bem transacionado entre vendedor e comprador. Somente em meados do século 20, o mercado passou a aceitar a prestação de serviços como transação econômica, por reconhecer que o trabalho do setor terciário era capaz de agregar valor ao objeto da operação. De fato, um arquiteto, ao fazer a planta de um novo prédio, agrega a este beleza e funcionalidade. Um médico que nos livra de uma doença procura agregar mais qualidade à nossa vida. E a comida gostosa servida em um bom restaurante agrega prazer ao nosso almoço.

Leia matéria completa assinando a Revista da ESPM.

Francisco Gracioso
Presidente do Conselho Editorial da Revista da ESPM

 

Fonte e créditos: Revista ESPM em revistadaespm.espm.br/?p=2296

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br