Robôs chegam, humanos ficam
Profissionais de diversos segmentos participaram do roadshow da NICE para discutir a automação robótica e os impactos da 4ª Revolução Industrial. Segundo Richard Leite, engenheiro de pré-vendas da empresa, os robôs devem assumir cada vez mais as funções burocráticas das corporações. Hoje, por exemplo, há máquinas que fazem em segundos o que os advogados demorariam 360.000 horas. “Os robôs estão chegando, mas os humanos não estão saindo. A ideia é que sejam complementares para ampliar a produtividade e gerar maior satisfação do cliente. Nesse processo, certamente novas profissões irão surgir focadas em inovação, empreendedorismo, segurança cibernética, cientistas de dados e especialistas em experiência do usuário”, destaca Richard.
O jornalista Renato Cruz, especialista em tecnologia, também participou do evento. Embora haja um receio sobre a eliminação das vagas de trabalho pelos robôs, uma pesquisa da McKinsey aponta que apenas 5% das profissões podem ser executadas por robôs. Quase toda profissão, no entanto, tem potencial para a automação. “A lição de hoje é que, cada vez mais, homens e máquinas irão trabalhar lado a lado”, ressalta Cruz.
Segundo os palestrantes, as palavras de ordem do momento são Robotics, Analytics, Big Data, IoT e transformação digital. Todas as tecnologias são convergentes e uma não existiria sem a outra.
Via Assessoria de imprensa
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.