São Paulo ganha atestado médico digital

01/04/2012 18:16

São Paulo - Médicos do Estado de São Paulo vão conseguir emitir atestados digitais a partir da próxima segunda-feira (2), segundo a Associação Paulista de Medicina (APM).

A novidade permite que empregadores verifiquem pela internet a autenticidade dos documentos apresentados por seus funcionários. Para emitir o e-atestado, o médico deve ter o e-CPF, um documento eletrônico de identidade. Assim, ele pode registrar as informações do paciente no site da APM.

O objetivo é combater fraudes no sistema de saúde. Os tipos mais comuns são emissões de atestados por pessoas que usam blocos roubados e carimbos feitos em nome de médicos, segundo a APM.

Cada atestado terá um custo inicial de um real. Além disso, será gerado um número que poderá ser usado pelos empregadores que precisarem verificar a autenticidade do documento apresentado pelos funcionários, por exemplo.

A ideia é que não só o médico possa adquirir os atestados eletrônicos ou emiti-los aos pacientes. As empresas também terão a possibilidade de adquirir e fornecer atestados aos médicos que atendem seus funcionários.

Ao final da consulta, o e-atestado poderá ser enviado por e-mail para a empresa. Há também a possibilidade de imprimir o documento e entregar diretamente ao paciente.

Segundo a APM, o e-atestado diminui o risco dos médicos serem vítimas de fraudes. Além disso, ele assegura que os atestados foram emitidos por médicos e contêm informações jurídicas. Assim, é possível diminuir afastamentos desnecessários de funcionários, bem como evitar que as doenças sejam consideradas duvidosas.

A APM pretende ampliar a ferramenta para outros setores, como laudos periciais, prescrição de medicamentos comuns ou de alto custo fornecidos por órgãos públicos. Porém, não existe nenhuma previsão com o objetivo de tornar o atestado digital obrigatório.

 

info.abril.com.br/noticias/ciencia/sao-paulo-ganha-atestado-medico-digital-28032012-4.shl

Fonte e créditos: INFO

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br