SAC nas redes sociais: como as empresas estão lidando com esse novo canal de atendimento

02/12/2014 21:13

As pessoas seguem as marcas nas redes sociais porque querem se relacionar e a base para todo relacionamento é o diálogo. Por isso, quando uma marca se posiciona oficialmente na rede deve esperar que as pessoas vão usar o canal para reclamações, dúvidas ou sugestões. Cada vez mais os consumidores percebem a força ao reclamar em canais públicos e as empresas procuram agir com rapidez nas redes, pois querem evitar uma má exposição da marca.

O relatório “Consumer Views of Live Help Online 2012” da Oracle apontou que a maioria dos usuários do Twitter espera uma resposta pessoal e no prazo de até duas horas após twittar uma pergunta ou reclamação. Já no Facebook, 51% dos entrevistados querem respostas no mesmo dia para dúvidas ou queixas postadas.

E falando sobre as reclamações… como evitá-las? Existem empresas que realmente têm problemas em seus produtos ou nos seus serviços e a única solução seria melhorar a qualidade dos seus produtos e/ou serviços, questões básicas para se ter uma base de consumidores satisfeitos.

Porém, empresas estruturadas e com bons produtos também têm problemas e, nestes casos, a solução passa a ser entender o consumidor. Muitas reclamações que foram parar no Facebook, Twitter ou Reclame Aqui tiveram este destino por não terem tido respostas satisfatórias do próprio SAC.

Por isso, é importante fazer um monitoramento de tudo que se fala sobre a marca no ambiente digital e traçar estratégias claras para agir de forma rápida ao receber uma crítica ou elogio. A transparência da resposta é fundamental e a mesma pode beneficiar outras pessoas, assim a marca passa mais confiança ao consumidor e aumenta a chance de futuras vendas.

Caso a empresa tenha um procedimento de atendimento padrão, com funcionários bem treinados, ferramentas de integração do SAC com outros departamentos e regras claras, o consumidor entende e aceita a resposta da marca. Apesar do serviço de atendimento incrementar pouco na fidelização do consumidor, ele pode minar a relação entre cliente e empresa. Consumidores estão quatro vezes mais propensos a terminar um atendimento totalmente sem fidelidade do que fiel à marca.

Vale lembrar que, especialmente em e-commerce, a vasta maioria dos consumidores quer ser atendido via web e de forma rápida, de preferência ter sua dúvida esclarecida em segundos, sem filas de espera ou prazos longos. Um dos maiores desafios dos gestores de pequenas, médias e grandes empresas é utilizar as novas ferramentas de comunicação para manter um bom relacionamento com os seus consumidores e obter os melhores resultados.

Sobre Bianca Furtado: Bianca Furtado é Coordenadora de Social Media da Agência Cadastra, agência digital full service reconhecida pela forte atuação e pioneirismo em search marketing e marketing de performance. Ver mais artigos deste autor.

 

FONTE E CRÉDITOS > E-COMMERCE NEWS em ecommercenews.com.br/artigos/cases/sac-nas-redes-sociais-como-as-empresas-estao-lidando-com-esse-novo-canal-de-atendimento

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br