Saiba como contatar um consumidor inadimplente

06/04/2016 11:17

Este conteúdo foi extraído originalmente do site Recover Money ao qual concedo dos devidos créditos > Conheça mais em recovermoney.com.br/2016/03/30/saiba-como-contatar-um-consumidor-inadimplente/?utm_source=Virtual_Target&utm_medium=News_RecoverMoney_06/04&utm_content=VT06/04_RecoverMoney_News&utm_campaign=WEB_-_Recover_Money_2016&utm_term=Newsletter_RecoverMoney_06/04

 

A Algar Tech apresenta suas características na utilização do Big Data para o setor de cobranças

por Marcelo Brandão

Na Algar Tech, a utilização do Big Data para o setor de cobranças ajuda na identificação de bons pagadores.  Com base no seu perfil de pagamento e histórico do comportamento definimos a estratégia de cobrança mais adequada”, diz Marco Aurélio Borges Matos, diretor de operações BPO e aplicações da Algar Tech.

Para Matos, não existe uma “receita pronta” para recuperação de ativos. Implantar o processo de Big Data faz parte da gestão da Algar Tech para entender o comportamento do consumidor e identificar as estratégias mais eficientes para cada faixa de atraso e negócio.

Segundo Matos, aportar tecnologias adequadas para as necessidades do negócio é fundamental, mas não é suficiente para tratar a atividade de recuperação de crédito. “É preciso entender o perfil de seus clientes e o produto a ser negociado, para só então definir a tecnologia mais adequada para abordar o cliente para negociação”, explica.

Como fazer o contato com um consumidor inadimplente?

Matos afirma que identificar o canal certo, o momento certo e a mensagem certa é o primeiro passo na abordagem do cliente inadimplente. “Em Big Data, conseguimos identificar qual canal é mais efetivo para determinado perfil de clientes e qual o melhor horário para o contato. Já a mensagem mais eficaz a ser passada para o cliente, pode ser aprimorada a partir de experimentos estatísticos onde o conteúdo, o público, o operador e outras variáveis podem ser controladas”, explica.

Treinamento

Mas, como são treinados oas agentes de contato que lidam diretamente com esse tipo de abordagem? Segundo Matos, para desempenhar bem o papel de “cobrador”, é necessário conhecer bem o perfil e o comportamento do consumidor, entender suas prioridades e, além disso, entender como o mercado pode influenciar as suas decisões deste cliente. “ Este panorama de mercado é a base para que as técnicas de cobrança sejam aplicadas de acordo com o cliente”, revela.

De acordo com a Algar Tech, a companhia tem uma equipe especializada em treinamentos técnicos e comportamentais que direciona o trabalho da equipe e, acima de tudo, realiza um trabalho de “educação empresarial” para que, além da bagagem operacional necessária, as técnicas dos agentes de contato estejam voltadas para o cenário econômico atual.

Soluções

De acordo com a Algar Tech, as soluções para facilitar a recuperação e cobrança de valores devem estar cada vez mais próximas à realidade do público alvo. “Estas soluções estão disponíveis em diferentes meios de contato para garantir a acessibilidade de acordo com a necessidade e estilo de vida do consumidor como, atendimento humano, Whatsapp e Chat, por exemplo”, conclui Matos.

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br