Serviço ao cliente e a expectativa do consumidor brasileiro (Parte I)
A Microsoft publicou no início de outubro o seu relatório anual de 2015 sobre o situação global do serviço ao cliente multicanal: o Global State of Multichannel Customer Service Report. Você pode baixar o relatório aqui. Esse levantamento coletou informações de aproximadamente 4000 consumidores de quatro diferentes países (Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Japão) sobre diferentes aspectos do serviço ao cliente. Essa abrangência geográfica nos fornece uma ótima oportunidade para comparar a visão dos brasileiros sobre o serviço ao cliente em relação a outros países. Vamos lá!
Digitalização e diversificação dos canais de atendimento …
Em termos gerais a pesquisa reforça a tendência de digitalização e diversificação dos canais de atendimento. Canais como email, chat e portais continuam ganhando espaço na preferencia dos consumidores. No Reino Unido, Brasil e Japão o email já é a opção preferida para o uso regular, com 82%, 87% e 69% respectivamente. Já nos Estados Unidos a preferência para o uso regular ainda é o telefone com 81%. Até aqui sem grandes diferentes entre brasileiros e gringos.
… sem abrir mão dos canais tradicionais
Já quando o consumidor busca serviços assistidos a preferencia volta para o modelo tradicional. Nesse caso o canal preferido dos brasileiros deixa de ser o email e passa a ser o telefone, como opção de 38% dos consumidores. Provavelmente isso é estimulado pelo fato de serviços assistidos estarem relacionados a problemas mais complexos e, em muitos casos, com forte pressão de tempo de resposta. Esse comportamento é similar nos Estados Unidos. No Reino Unido e Japão o email segue como a primeira opção.
Todos querem ser atendidos rapidamente e no primeiro atendimento
Consumidores dos quatro países pesquisados são parecidos quando perguntados qual o aspecto mais importante para satisfazer suas expectativas em relação ao serviço ao cliente. Em todos os casos, ter o problema resolvido rapidamente, é o aspecto mais importante para a satisfação dos consumidores. No Brasil 41% dos consumidores escolheram essa opção como a mais importante. Na segunda posição, com 26% das respostas, o critério mais importante, é ter o problema resolvido no primeiro atendimento.
A expectativa do brasileiro é maior em relação ao serviço ao cliente é maior?
Uma leitura interessante da pesquisa revela como os Brasileiros alimentam altas expectativas em relação ao serviço ao cliente. Quando perguntados o quão importante o serviço ao cliente é na escolha de um produto os brasileiros são os mais exigentes, com 87% dos consumidores dizendo que é muito importante e 0% que não é importante. Quando perguntados se a expectativa hoje é maior que a um ano atrás 79% dos brasileiros dizem que sim. Nesse caso também a maior taxa entre os quatro países. No Japão, por exemplo, somente 32% dizem que o serviço é um aspecto muito importante para a escolha de um serviço e 46% dizem que as expecativas são maiores hoje que no passado, a menor taxa entre os países.
Talvez os brasileiros sejam de fato mais exigentes. Ou talvez temos mais motivos para estar preocupados com a qualidade do serviço ao cliente. Difícil dizer. Sabemos que mesmo em países desenvolvidos o serviço ao cliente pode ser traumático. O fato é que as expectativas estão ai. E esses dados podem se transformar em poderosos insights para as marcas que querem fazer a diferença.
FONTE E CRÉDITOS > CALLIX em www.callix.com.br/servico-ao-cliente-e-a-expectativa-do-consumidor-brasileiro-parte-i/
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.