Setor investe em ações para a qualidade de vida do operador

11/06/2013 21:51

 

Publicado em Jun 11, 2013 por Redação

Empresas, sindicatos e governo desenvolvem ações especiais integradas para combate prévio ao estresse e, assim evitar transtornos ao colaborador

Setor investe em ações para a qualidade de vida do operador

 

Um dos setores que desenvolvem ações preventivas para auxiliar na qualidade de vida no trabalho é o de contact center. A atividade, que demanda esforço do operador em atender e solucionar de maneira ágil as necessidades dos clientes, exige um pensamento rápido e o aumento de determinados sentidos como audição e fala. Por isso, recebe especial atenção por parte de empresários, sindicatos e governo para que futuros transtornos ao colaborador sejam evitados.

As ações trabalhadas pelas empresas visam o equilíbrio físico, mental e intelectual. A Proxis, companhia de contact center sediada em São Paulo, já nasceu com a visão de valorização do capital humano e, ao longo dos anos, desenvolveu diversos programas neste aspecto. "Nosso valor é: ser humano, sempre. Conceito aplicado tanto no respeito ao próximo quanto no sentido de tomar sempre atitudes que enalteçam o fator humanidade. Com base nisso, formatamos diversas iniciativas para garantir o bem-estar de nossos resolvedores, termo que utilizamos para definir colaborador", destaca Jimmy Cygler, presidente da Proxis.

Segundo o executivo, a empresa conta com o departamento de Talentos Humanos, formado por psicólogos e estudantes da área. "Somado a isso, enfatizamos a importância de nossa estrutura de portas abertas, em que operadores, supervisores, entre outros profissionais, têm acesso à sala da presidência e a meu e-mail. A ideia é que saibam o quanto são fundamentais para a organização. Isso nos garante ter menos da metade da média do mercado de turn over e absenteísmo", avalia Cygler.

A Proxis adota as seguintes práticas no ambiente de trabalho

•    Clube da Saúde e Bem-Estar: reúne uma vez por mês todos que queiram participar para discutir sobre temas específicos de qualidade de vida como obesidade, diabetes, trazendo inclusive especialistas de diversas áreas para integrar a conversa;
•    Café com o presidente: encontro mensal para falar sobre os anseios e sugestões para os próximos desafios da companhia e a percepção de todos sobre o trabalho desenvolvido;
•    Parceria com escola de inglês: 50% do curso pago pela Proxis;
•    Biblioteca com 500 exemplares dos mais diversos gêneros literários e Clube do Livro para estimular a leitura; e
•    Sala de massagem: ao todo 4 massoterapeutas cegos fazem massagens durante as pausas do intervalo de trabalho.

"Decidimos trabalhar a inclusão social atrelada à proporção de relaxamento para o resolvedor que tem uma jornada pesada e necessita de relaxamento. Por conta disso, criamos esta sala especial, pois tudo é pensado para prevenir possíveis problemas como estresse. Como eu sempre digo, é preciso sempre se atentar para os quatro corpos do individuo: físico, emocional, intelectual e espiritual", justifica Cygler.

Outra empresa do setor que também adota essa visão é a Uranet. Dentre as atividades listadas estão, além da sala de relaxamento e massagem, assistência médica conveniada, ginástica laboral, fonaudiologia, investimento ergonômico das instalações e atividades recreativas e culturais com os familiares dos profissionais.

O governo também se preocupa, neste sentido, com a criação da Norma Regulamentadora 17 para o segmento, estipulando diretrizes para o ambiente de trabalho que vão desde o posicionamento correto de cadeiras e monitores até a instalação de ar-condicionado.

Já o Sintelmark (Sindicato Paulistas das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos) estimula o desenvolvimento humano do contact center com propostas junto ao governo como:

•    O Projeto "Minha Grande Chance SP", para que as companhias possam se instalar nas regiões onde grande parte de seus colaboradores residem e assim diminuir o tempo do trajeto trabalho-casa e escola.
•    A solicitação de regulamentação do teletrabalho para que este profissional não tenha necessidade de se deslocar com frequência.

"Somente com a integração entre indivíduo, governo e empresa será possível administrar este mal que atinge tanto brasileiros como profissionais de outros países em todas as áreas. Há a necessidade latente de que todos estes atores ajam em sintonia para que sejam planejadas e implantadas iniciativas diferenciadas e de caráter contínuo com o objetivo de maximizar a qualidade de vida profissional e pessoal. Afinal o equilíbrio entre ambas refletirá positivamente no desempenho das atividades no trabalho e no saudável relacionamento familiar e social", afirma Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark.

 

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Fonte e créditos: Portal Call Center

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