Siscoserv passa a controlar serviços de comércio exterior, alerta Sonda IT
Nova regulamentação governamental entra em vigor para fiscalizar a prestação de serviços, seja por importação ou exportação
São Paulo, 30 de agosto de 2012 – A partir do mês de agosto, empresas que compram ou vendem serviços para fora do Brasil deverão cadastrar suas operações em mais um sistema do Governo Federal. Trata-se do Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços), que, inicialmente, será implementado nos setores de remessa, postagem, manutenção, reparação, instalação e construção civil.
O foco do sistema é consolidar uma base de dados para as políticas públicas no setor de serviços e reduzir a sonegação, uma vez que este segmento apresenta déficit nas contas externas do País, enquanto o comércio de bens gera superávit. Como o sistema não é licenciatório, mesmo entrando em vigência em agosto, as empresas ainda têm 90 dias para registrar as informações, porém, caso não façam, incidirá em multa.
Para atender a esta nova demanda da Legislação, a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Plataformas, Aplicativos e Serviços de TI, habilitou a obrigatoriedade em seu aplicativo, o pw.CE, sistema que auxilia as empresas nas atividades de comércio exterior e automatiza processos de importação, exportação, câmbio e drawback. Entre as suas principais funcionalidades estão: a emissão de documentos online, o controle efetivo dos processos de exportação e a integração completa com os sistemas governamentais.
O diferencial da Sonda IT é ter um componente oficial de comércio exterior do SAP e ser homologada pela desenvolvedora de software alemã com o selo “Powered by NetWeaver”. O aplicativo faz com que a comunicação de dados entre as empresas e o Siscoserv, assim como os demais sistemas do Governo, seja direta, sem a necessidade de um sistema intermediário para efetuar a transferência das informações.
“Diferentemente das outras ofertas de mercado, que têm somente a interface homologada pela SAP, o pw.CE da Sonda IT garante a troca de dados exclusiva entre o SAP e o Siscoserv. Este sistema mitiga erros, eliminando processos desnecessários e a utilização de mais um sistema para compor a operação”, pontua Alexandre Gera, coordenador funcional da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.
Sobre a Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br)
No Brasil, a Sonda IT atua há 21 anos. Com seis mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 31 escritórios locais que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de unidades de negócio: Serviços de TI, Plataformas e Aplicativos.
Atendendo de ponta a ponta as necessidades de TI de uma empresa, a companhia é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções de ponta a ponta, que vai da oferta de Data Center ao BPO (Business Process Outsourcing) com especialização em SAP, tecnologia na qual a organização é líder em projetos há 15 anos.
A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através do seu novo portfólio de ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua unidade de Plataformas.
No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela unidade de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.
Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com)
Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais, segundo o IDC (Internacional Data Corporation).
A Sonda, cuja estrutura reúne mais de 12 mil colaboradores distribuídos em 62 escritórios, detém o mais amplo e completo portfólio de TI do mercado, com soluções que atendem qualquer demanda de tecnologia das companhias. A companhia mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina e conta com uma capitalização de mais de US$ 2 bilhões. A corporação negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).
Informações para imprensa:
IMAGE Comunicação - Fone: (11) 5072-9960
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.