SMS domina o mercado de mensagens móveis

22/03/2012 21:27

Durante o Mobile World Congress, maior evento de mobilidade do mundo, que ocorreu em Barcelona entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, a Acision – empresa mundial em produtos e serviços ligados a mensagens móveis – lançou dados do estudo mais completo até a data sobre o cenário. A pesquisa, realizada pela Vanson Bourne, examinou hábitos e preferências de envios de mensagens de mais de 1.000 usuários de dispositivos móveis no Reino Unido, comprovando que o SMS domina o mercado de mensagens móveis.

O estudo revelou que o SMS é o serviço mais popular entre os donos de smartphones (93%), e que três entre quatro usuários declaram evidente necessidade pelo SMS. 51% afirmaram que, sem o SMS, “estariam perdidos”, apesar da facilidade de acessarem outros serviços de mensagens OTT/MI em um smartphone. Além disso, o estudo comprovou que o SMS é utilizado ativamente por cerca de 95% dos consumidores.smspesquiamundialb2bmagazine

Já no Brasil o cenário de mensagens móveis é um pouco diferente. O último dado da Teleco sobre a utilização do SMS no Brasil aponta que apenas 49% dos brasileiros mandam ou recebem SMS, o que ainda é muito pouco se comparado com os dados internacionais. Segundo Sandro Schleder – gerente de negócios da Human Mobile ‒, “O preço do SMS no Brasil é um dos mais altos se comparado com outros países, isso prejudica a utilização. Porém, além de um preço mais baixo, a consolidação dessa ferramenta ocorrerá no Brasil também a partir do momento que teremos um amadurecimento do mercado na mensuração dos benefícios e vantagens percebidos por meio dessa comunicação”.

A pesquisa da Acision aponta um dado que não pode passar despercebido. Os usuários demonstraram um interesse contínuo pelo SMS também quando utilizado em demais serviços, tais como notificações de entrega de mensagens e serviços de lembretes. Tal dado comprova que há oportunidade para operadoras e empresas utilizarem essa ferramenta a favor de seu negócio, como estratégia para aumentar a fidelidade do cliente. Para Schleder esse tipo de utilização do SMS já acontece no Brasil há quase uma década e muitas empresas se beneficiam.

A questão é que, ao contrário do que muitos especialistas dizem, a ferramenta SMS, a mais conhecida entre as mensagens móveis, ainda terá um longo e saudável futuro. Entre os benefícios percebidos sobre a ferramenta apontados na pesquisa da Acision, 42% dos entrevistados preferem o SMS por causa de seu alcance e confiabilidade; e 38%, pelo preço que é cobrado, entre outros benefícios. Para Schleder, "Depois de analisarmos esses resultados da pesquisa, ficou claro que outros serviços ligados à comunicação móvel precisam percorrer um longo caminho para se igualar ao SMS, e as empresas, aqui no Brasil, precisam se atentar a isso”.

Para o especialista, a principal diferença na percepção de valor por parte do usuário brasileiro é que o SMS muitas vezes é utilizado de forma inadequada e inoportuna pelas empresas, e isso prejudica a ferramenta. Para ele, quando o SMS é utilizado para criar um canal de comunicação efetivo, ele começa a ganhar valor e a se destacar como um diferencial significativo para empresas que o utilizam, melhorando objetivos estratégicos de aproximação. Isso pode auxiliar na disseminação da cultura do SMS no Brasil, não só de usuários para usuários, mas também para fins corporativos.

 

b2bmagazine.consumidormoderno.uol.com.br/gadgets/sms-domina-o-mercado-de-mensagens-moveis-diz-pesquisa

Fonte e créditos: B2B Magazine

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br