Sobre atendimento e falta sorriso

13/10/2015 16:44

Varejo enfrenta desafios com e-commerce e mau atendimento

Ainda que o povo brasileiro seja mundialmente reconhecido pela simpatia, dados da pesquisa Smiling Report trouxeram uma surpresa para os empresários do país. O Brasil ocupa o penúltimo lugar entre os 69 avaliados sobre o atendimento com sorrisos. Segundo o estudo, realizado com 22 mil clientes secretos, 79% dos atendentes brasileiros sorriem para os clientes durante o atendimento. O que significaria que, a cada dez consumidores atendidos, pelo menos dois não foram recebidos com um sorriso pelo atendente local. A Irlanda, que ocupa a primeira posição na lista, registra índice de 97% de sorrisos a cada atendimento. O Japão, por sua vez, ocupa o último.
 
Compreender os desafios do atendimento no setor de serviços no Brasil é foco de dedicação da professora, escritora e palestrante, Maria Flávia Bastos, que coordenou o treinamento de 12 mil não voluntários do departamento de comidas e bebidas na Copa do Mundo no Brasil. "Na época, nos surpreendemos com o fato do treinamento realizado em Londres prever um módulo apenas para ensiná-los a sorrir. No Brasil não precisamos ensinar ninguém a sorrir. Mas precisamos ensiná-los a atender. E a usar esse 'jeitinho brasileiro' a nosso favor", explica.
 
Dados da pesquisa ainda apontam que a má colocação dos brasileiros não pode ser relacionada ao desânimo e queda na intenção de consumo. Já que países como Grécia, que vive uma forte crise econômica e ocupa o segundo lugar, e Lituânia, recém-inserido na lógica do consumo do sistema capitalista também apresentou melhor colocação. "A preocupação com o atendimento ao consumidor é prática recente no Brasil. Mas ainda assim, fica evidente que essa é uma área que demanda atenção. Mais do que colocar metas e comissões, é importante humanizar essa relação e a escuta é um passo importante no processo. É preciso entender o consumidor e saber oferecer aquilo que é coerente com o seu desejo", afirma a professora.
 
E-commerce
Também pela crise, Maria Flávia atenta para a importância do atendimento ao consumidor frente ao crescimento das vendas pela internet. "Hoje quem escolhe por realizar compras em lojas físicas o faz por segurança e, principalmente pelo atendimento. O olhar, a indicação do que fica bom, a possibilidade de negociar, todas essas são vantagens que precisam ser bem trabalhadas por um atendente". Enquanto o IBGE divulgou a receita varejista de 2014 com crescimento de apenas 8,9%, o e-commerce registrou crescimento de 24% no mesmo período. As compras pela internet movimentam R$ 43 bilhões ao ano.

 

FONTE E CRÉDITOS > CLIENTE SA em www.clientesa.com.br/gestao/59809/sobre-atendimento-e-falta-sorriso/Ler.aspx

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br