Software aproxima consumidores com deficiência das empresas
Áreas de Marketing, Relacionamento com Clientes e RH são as maiores beneficiadas com o software. Solução permite que pessoas com diversas deficiências sejam atendidas mais facilmente pelas empresas
A eSSENTIAL Accessibility, empresa canadense que desenvolveu uma tecnologia assistiva digital para facilitar a conexão de pessoas com deficiência física à internet, está chegando ao mercado brasileiro. Hoje, mais de 120 empresas já utilizam a solução em todo o mundo. No Brasil, a Renner, a Magazine Luiza, a Mastercard, a 3M e a Universidade Cruzeiro do Sul também passaram a oferecer gratuitamente o programa para seus clientes e alunos. Já a BRF, a Tok & Stok e a Saraiva fecharam com o serviço há menos de um mês.
A tecnologia assistiva é um aplicativo que auxilia os usuários com dificuldades de controlar o mouse, usar teclado ou ler na tela. E, uma vez feito o download em um computador, pode ser usado sem custo em qualquer outro site. Pessoas com dificuldades de movimentação e com dificuldades de leitura, ocasionados por derrame/paralisia, artrite, esclerose múltipla, mal de Parkinson, paralisia cerebral, deficiência visual leve, outros fatores relacionadas à idade, deficiências literárias, dislexia e outros problemas de aprendizagem podem ser beneficiadas.
“De acordo com o último Censo do IBGE, divulgado em 2010, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil, o que representa mais de ¼ da população. Se considerarmos as pessoas que convivem com os deficientes, como parentes e amigos, temos mais 84 milhões de indivíduos participando desse cenário”, explica Aurélio Pimenta, diretora da empresa no Brasil.
Além de empresas de e-commerce e instituições de ensino, organizações que não lidam diretamente com o cliente final, mas que entendem a importância de responsabilidade social e diversidade, já aderiram ao eSSENTIAL Accessibilty. Isso porque o programa também oferece uma plataforma de comunicação voltada à comunidade com deficiência, que auxilia na apresentação de produtos e serviços, o que acaba funcionando como parte da estratégia de marketing e de relacionamento com os clientes. Para complementar, ainda ajuda a disponibilizar as vagas à comunidade com deficiência, como forma de auxiliar o trabalho da equipe de recursos humanos na busca de candidatos com alguma deficiência.
Os softwares existentes no mercado para atender à demanda do deficiente custam, em média, US$ 3 mil. Ao oferecer o serviço gratuitamente a quem tem limitações físicas, as instituições estão contribuindo para a inclusão da comunidade com deficiência à web e para fidelização de clientes.
A renda anual das pessoas com deficiência é de US$ 4,1 trilhões em todo o mundo, segundo dados do relatório The Global Economics of Disability. O estudo aponta ainda que companhias que reconhecem o valor que as pessoas deficientes trazem para a organização oferecem maior retorno a seus acionistas. Já cálculos da eSSENTIAL Accessibilitytm mostram que, no Brasil, o valor da renda desse segmento da população é estimando em R$ 22 bilhões por ano.
A eSSENTIAL Accessibility espera ter 20 empresas utilizando seu programa no Brasil até final de 2014. E o valor inicial investido pela companhia no mercado brasileiro será de R$ 200 mil.
AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em portalcallcenter.consumidormoderno.uol.com.br/tecnologia/novidades/software-aproxima-consumidores-com-deficiencia-das-empresas-1
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.