Software SAAS e a redução de custos

25/05/2015 15:21

Por Marcelo Pelegrini

Contratar serviços no modelo SAAS é seguramente uma das melhores formas de economizar recursos e otimizar o tempo de implantação. Software as a service (SAAS) é uma forma de comercialização de software em que o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema.

O custo para se contratar esse tipo de serviço é muito inferior em relação ao valor gasto com equipes de TI. Inclusive, o investimento menor permite que empresas que estão começando invistam menos em tecnologia interna. Outra grande vantagem é pagar por aquilo que você realmente usa, pois geralmente no modelo convencional a companhia adquiri vários servidores que normalmente são subutilizados no início, gerando prejuízo.

Um exemplo que podemos citar é o SAC, área que necessita de softwares de atendimento ao consumidor, mas que nem sempre conta com o aparato tecnológico. A companhia tem de providenciar um servidor, ambiente, TI e inúmeros outros setores. No modelo SaaS, precisamos basicamente de um computador com acesso a internet, visto que a fornecedora está preparada para suportar todo o crescimento que o departamento precisa. Hoje, existem softwares que se ajustam as necessidades do cliente e ainda são escaláveis.

Quando uma companhia adquire um software no modelo SAAS também diminuem as chances de erros ou falhas na segurança, pois essas empresas fornecedoras seguem normas rigorosas e estão dentro de inúmeras especificações. Além disso, há o pós-venda e toda a consultoria que essas organizações oferecem como implantação, treinamentos, manutenção, atualização e ações que visam o uso pleno da solução. Com isso, a equipe que utiliza o produto pode se dedicar inteiramente ao trabalho sem se preocupar com itens técnicos.

Não podemos deixar de citar que a maioria dos softwares SAAS armazenam os dados na Nuvem, proporcionando disponibilidade e acesso de onde o contratante entender que é necessário. Dessa forma, o profissional autorizado pode fazer alterações a qualquer momento, desde que esteja com acesso a internet. Também é importante levar em conta que o intervalo entre a contratação do serviço e o início de sua utilização é extremamente pequeno, o que não aconteceria se o software tivesse que ser instalado nos computadores do cliente.

Sem dúvidas, esse é um modelo de negócio que faz a diferença a longo e a curto prazo no caixa de todas as empresas, principalmente em um momento tão crítico e competitivo no qual estamos vivendo.


Marcelo Pelegrini é líder da área de infraestrutura da Direct Talk (www.directtalk.com.br).

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br