SoLoMo, foco no cliente... as tendências (e pendências) do varejo

20/06/2012 19:57

Há as tendências – aquilo que poucos estão fazendo e é sensacional – e as pendências – o que você já deveria ter feito e ainda não fez..

Na última quarta-feira (13/06), durante a Brasilshop, a consultora Elisa Oca Bartuso, da Ponto de Referência, listou algumas tendências e pendências para o varejo. Vamos a elas:
 
Pendências
 
1 - Sustentabilidade: Dá pra sair do papo de ecobag?
Sim, dá. A Green Depot, de Nova York, é uma loja de construção com produtos sustentáveis, como tintas, etc. Na entrada da loja, um cartaz também explica como a empresa consegue ser verde de verdade. Já a Treasure And Bond, também em NY, foi criada pela cadeia de lojas Nordstrom e destina 100% do lucro para instituições de caridade.
 
2 – Foco no cliente:  todo mundo fala...
... Mas ninguém sabe o que é.  Para ter foco no cliente, é preciso se colocar no lugar dele. Em Berlim, foi aberto o Kaiser, primeiro supermercado para idosos. Nos carrinhos há lupas para enxergar melhor a validade e o conteúdo dos produtos e banquinhos para se sentar quando cansar; o assoalho é antiderrapante; as prateleiras estão na altura deles, para que não se levantem ou se abaixem; e há massagens no final. “Cada cliente é uma tribo diferente”, diz Elisa.
 
Tendências
 
1 – Carteira digital: NFC e RFID estão aí
 
2 – SoLoMo (social local mobile): você pode usar toda a tecnologia disponível para aplicar na loja física e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Pode ser para educar, contar histórias... como num museu, em que só descobrimos a importância de determinado item ao ler o resumo do lado.
 
3 – Loja mutante: mude sempre! Nem o McDonald’s, exemplo máximo da padronização, se mantém igual durante o tempo e nem entre as lojas da rede. De unidade para unidade há variações na fachada, na arquitetura, nos uniformes dos funcionários...
 
4 – Indie way: esteja na rede, mas de forma independente: a Ralph Lauren, marca de luxo clássica e conservadora, inovou ao criar uma vitrine interativa com uma tela touchscreen gigante.  Quem passava na rua, podia mudar o item exposto na tela com um toque.
 
5 – Foco na equipe:
apesar de ser tendência, também é pendência há muito tempo!
A equipe é o que há de mais importante em uma empresa. O capitalismo consciente é, justamente, tratar bem o funcionário, para que ele trate bem o cliente, que vai tratar bem a sociedade.
 
 

www.brweek.com.br/conteudo/500-solomo-foco-no-cliente-as-tendencias-e-pendencias-do-varejo-

Fonte e créditos: BR WEEK

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