SoLoMo, foco no cliente... as tendências (e pendências) do varejo
Há as tendências – aquilo que poucos estão fazendo e é sensacional – e as pendências – o que você já deveria ter feito e ainda não fez..
Na última quarta-feira (13/06), durante a Brasilshop, a consultora Elisa Oca Bartuso, da Ponto de Referência, listou algumas tendências e pendências para o varejo. Vamos a elas:
Pendências
1 - Sustentabilidade: Dá pra sair do papo de ecobag?
Sim, dá. A Green Depot, de Nova York, é uma loja de construção com produtos sustentáveis, como tintas, etc. Na entrada da loja, um cartaz também explica como a empresa consegue ser verde de verdade. Já a Treasure And Bond, também em NY, foi criada pela cadeia de lojas Nordstrom e destina 100% do lucro para instituições de caridade.
2 – Foco no cliente: todo mundo fala...
... Mas ninguém sabe o que é. Para ter foco no cliente, é preciso se colocar no lugar dele. Em Berlim, foi aberto o Kaiser, primeiro supermercado para idosos. Nos carrinhos há lupas para enxergar melhor a validade e o conteúdo dos produtos e banquinhos para se sentar quando cansar; o assoalho é antiderrapante; as prateleiras estão na altura deles, para que não se levantem ou se abaixem; e há massagens no final. “Cada cliente é uma tribo diferente”, diz Elisa.
Tendências
1 – Carteira digital: NFC e RFID estão aí
2 – SoLoMo (social local mobile): você pode usar toda a tecnologia disponível para aplicar na loja física e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Pode ser para educar, contar histórias... como num museu, em que só descobrimos a importância de determinado item ao ler o resumo do lado.
3 – Loja mutante: mude sempre! Nem o McDonald’s, exemplo máximo da padronização, se mantém igual durante o tempo e nem entre as lojas da rede. De unidade para unidade há variações na fachada, na arquitetura, nos uniformes dos funcionários...
4 – Indie way: esteja na rede, mas de forma independente: a Ralph Lauren, marca de luxo clássica e conservadora, inovou ao criar uma vitrine interativa com uma tela touchscreen gigante. Quem passava na rua, podia mudar o item exposto na tela com um toque.
5 – Foco na equipe: apesar de ser tendência, também é pendência há muito tempo!
A equipe é o que há de mais importante em uma empresa. O capitalismo consciente é, justamente, tratar bem o funcionário, para que ele trate bem o cliente, que vai tratar bem a sociedade.
www.brweek.com.br/conteudo/500-solomo-foco-no-cliente-as-tendencias-e-pendencias-do-varejo-
Fonte e créditos: BR WEEK
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.