Sua empresa sabe ouvir o cliente?

05/04/2014 16:26

 

Você já ouviu falar que as empresas devem ser capazes de “ouvir o seu cliente”? É fácil imaginar isso acontecendo com entrevistas ou “focus groups” do marketing, mas o meu entendimento de como isso se aplica ao atendimento foi sempre nebuloso. Até que encontrei a seguinte definição: “Ouvir o seu cliente é entender em cada interação se o motivo que levou o cliente a entrar em contato é pontual ou é algo sistêmico, com grande chances de se repetir. E caso seja sistêmico atuar nas causas para que os contatos não se repitam.”

Esta declaração é bastante profunda. Significa perguntar sempre “por que o cliente me ligou? O que isso quer dizer sobre os nossos produtos, serviços, processos, políticas?” e usar estas informações para melhorar continuamente a experiência do cliente com a empresa.

O maior desafio é que isso exige uma ação coordenada de diversas áreas da empresa, afinal o atendimento não consegue resolver sozinho grande parte das causas de insatisfação dos clientes. E para isso é preciso uma mudança de cultura da empresa pois todos devem se considerar responsáveis pela experiência do cliente.

O grande benefício é que atuar continuamente nas causas e não apenas lidar com os sintomas aumenta a satisfação dos seus clientes e simultaneamente reduz o volume de contato (e os seus custos) da central de atendimento, objetivos muito perseguidos por qualquer empresa.

Alexandre Bernardoni é fundador da Direct Talk e lidera a área responsável por produtos e inovação

 

AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS: DIRECT TALK em www.directtalk.com.br/?p=646&utm_campaign=engajamento-site-redes-sociais&utm_source=hs_email&utm_medium=email&utm_content=12415058&_hsenc=p2ANqtz--VQGvAyfQ_FJ7JrIO3MhL9KvblQWRY1FaHkkZvfD5uQgD9ZR1Su3_WDeBznC2UJxGN3hOxrsdfZl1_JM8AWWTGpAJpTDQeY--vI5ourmnN7j0qdms&_hsmi=12415058

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br