SulAmérica oferece serviço de descarte sustentável e consultoria de consumo consciente

15/04/2015 18:25

Clientes dos seguros Residencial e Empresarial contam com a coleta especial, que retira e descarta adequadamente móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos

 

São Paulo, 15 de abril de 2015 - A SulAmérica, em parceria com a empresa Ecoassist Serviços Sustentáveis, oferece aos clientes dos seguros Residencial e Empresarial serviços de coleta e descarte responsável, orientação de práticas diárias de consumo consciente, além de consultoria para implementação de projetos que visam a melhor utilização de recursos e a diminuição do desperdício.  

Segundo a pesquisa Ciclosoft de 2014, realizada pela Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), apenas 13% da população brasileira tem acesso à coleta seletiva. Porém, o Brasil produz 61 milhões de toneladas de lixo por ano, segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

A situação é ainda mais grave devido à destinação incorreta de resíduos e equipamentos eletrônicos, que têm metais pesados e tóxicos em sua composição e podem causar sérios riscos ao meio ambiente. Um levantamento da ONU estima que os brasileiros produziram, somente em 2012, 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico, como computadores, TVs, geladeiras, impressoras, pilhas, baterias, celulares, DVD's, lâmpadas, entre outros. Apenas 13% desses resíduos são descartados corretamente em países em desenvolvimento.

“Consciente desses números alarmantes, a companhia vem trabalhando em diversas ações internas e externas para minimizar os impactos ambientais. Entre eles está o ‘Descarte Responsável’, que está disponível em todo o Brasil e oferece comodidade e praticidade aos segurados, pois muitas pessoas simplesmente não sabem como se desfazer corretamente desses objetos. Procuramos ainda criar um trabalho de conscientização sobre o tema”, explica o diretor de Auto e Massificados da SulAmérica, Eduardo Dal Ri.

Por meio desse benefício, a empresa parceira retira do local indicado pelo segurado aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos de médio e grande porte, móveis e demais objetos que não estejam mais em uso. Os objetos e utensílios coletados passam por uma logística reversa, que envolve, inicialmente, triagem e avaliação dos materiais. Em uma segunda etapa, os objetos são descartados de forma adequada ou encaminhados para entidades e organizações que podem reaproveitá-los.

Além do “Descarte Responsável”, a SulAmérica disponibiliza três outros serviços. O “Consultoria Sustentável” oferece orientações por telefone e e-mail sobre consumo consciente de água e energia elétrica, reciclagem e outros temas relevantes. Já o “Projetos Sustentáveis” direciona o cliente para profissionais especializados em elaboração de planos sustentáveis para residências, orçamento de economia e implementação de captação da água da chuva para reaproveitamento; aquecimento solar oriundo de painéis fotovoltaicos, telhado verde, entre outros. A companhia oferece ainda o benefício “Coleta de Entulho e Resto de Obra”, que retira e descarta resíduos de obras nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.  

Para acionar o serviço “Descarte Responsável”, o segurado deverá entrar em contato com a Central de Atendimento da SulAmérica, nos telefones 4004 4100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 727 4100 (demais regiões).

 

Sobre a SulAmérica

 

A SulAmérica é a maior seguradora independente do País. Desde outubro de 2007 é listada na BM&FBovespa no nível 2 de Governança Corporativa. No ano de 2014, a companhia registrou receitas totais de R$ 16,9 bilhões e lucro líquido recorrente recorde de R$ 548,7 milhões. Fundada em 1895, a companhia atua em várias linhas de seguros, como saúde e odontológico, automóveis e outros ramos elementares e vida. Com mais de sete milhões de clientes, a SulAmérica atua ainda em previdência privada, investimentos e capitalização.

 

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