Supercomputador poderá atuar em call center

25/05/2012 19:33
Por , de INFO Online
• Quinta-feira, 10 de maio de 2012 - 19h54
 

São Paulo - O supercomputador Watson, que é fabricado pela IBM e venceu dois participantes em um programa de TV de perguntas e respostas, poderá ser usado em centrais de atendimento telefônico no Brasil.

Segundo Katia Vaskys, executiva de business analytics & optimization (BAO) da IBM Brasil, o supercomputador baseado em inteligência artificial deverá chegar ao país com enfoque em centrais de atendimento ao cliente e em serviços públicos. As afirmações foram feitas recentemente durante o evento Information On Demand (IOD), em Las Vegas (EUA).

De acordo com Manoj Saxena, gerante geral da IBM Watson Solutions, não há previsão para programar o supercomputador para entender o idioma português até 2012. Apesar disso, Manoj diz que há demanda para o mercado brasileiro e a equipe desenvolverá um treinamento específico de acordo com a nova região de atuação do supercomputador.

A cada interação, o Watson usa uma ferramenta de algoritmo para interpretar a pergunta e buscar a resposta em seus arquivos. Segundo Aníbal Strianese, executivo de Power Systems da IBM, o grande desafio do Watson é interpretar a linguagem humana e devolver a resposta em um curto espaço de tempo.

Para entender outros idiomas além do inglês americano, o Watson precisa ser configurado com uma nova base de dados. Segundo o site ITWeb, o treinamento aconteceria no laboratório de pesquisa da IBM na cidade de São Paulo.

 

info.abril.com.br/noticias/computacao-inteligente/supercomputador-podera-atuar-em-call-center-10052012-58.shl

Fonte e créditos: INFO ABRIL

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br