Tecnologia IP e óptica podem reduzir custos

12/02/2015 17:52

Um estudo realizado pelo Bell Labs, o braço de pesquisa industrial da Alcatel-Lucent, identificou que as operadoras de rede que usam tecnologias IP e de transporte óptico convergentes podem reduzir significativamente o peso colocado sobre sua infraestrutura por demandas de capacidade causadas pela explosão de aplicativos com alto consumo de largura de banda.

O estudo, publicado nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, procurou determinar se e como a integração convergente de controle IP/óptico convergente poderia reduzir os requisitos de recursos de rede sem comprometer a disponibilidade do serviço. Isso foi feito comparando-se o custo relativo da integração e coordenação dos métodos de resiliência nas redes de roteamento IP e de transporte óptico. Resiliência é a capacidade da rede de retomar as operações normais em caso de falha e é um componente essencial da rede altamente confiável da operadora.

“Sempre procuramos maneiras de ajudar nossos clientes a maximizar sua infraestrutura de rede, a fim de que se prepararem para a demanda crescente pela entrega digital de tudo, bem como para proporcionar a melhor experiência possível aos usuários e seus vários dispositivos conectados. Essa pesquisa ressalta o pensamento inovador pelo qual o Bell Labs é mundialmente conhecido, bem como a forma como a Alcatel-Lucent está singularmente posicionada para atender as necessidades dos provedores de serviços e clientes corporativos", explicou Marcus Weldon, presidente do Bell Labs e diretor de tecnologia da Alcatel-Lucent.

Os resultados mostram que, convergindo tecnologias de roteamento e de transporte óptico, as operadoras podem cumprir os mesmos requisitos de disponibilidade do serviço usando até 40% menos recursos de rede, tais como portas de roteador 100G e transponders ópticos.

Para Ben Tang, integrante da equipe técnica do Bell Labs, “não há melhor hora do que agora para começar a convergência de IP e transporte óptico. Sabemos que o tráfego de rede continua a aumentar exponencialmente, especialmente com novos aplicativos em nuvem e ‘a ascensão das máquinas’ no horizonte. Esse estudo fornece a base para o que será um profundo olhar sobre novas e otimizadas arquiteturas e infraestruturas de rede”.

Por meio do estudo, os pesquisadores identificaram com êxito os potenciais benefícios de custo da utilização de uma operação convergente de roteamento e transporte óptico em um modelo de rede integrada de multicamadas. O estudo mostra que:
•Uma estratégia integrada de resiliência reduz custos, ao mesmo tempo em que garante a disponibilidade de rede e serviço;
•A introdução de proteção para a camada óptica baseada em GMPLS (Generalized Multiprotocol Label Switching) permite que os provedores de serviço atendam aos mesmos níveis de disponibilidade alcançados por métodos de proteção de roteamento baseada em MPLS (Multiprotocol Label Switching), com economia total de até 40% nas portas de roteador e transponders ópticos durante um período de cinco anos;
•A combinação de proteção da camada de IP e transporte óptico com uma interface de rede de usuário (UNI) GMPLS permite que provedores de serviços acelerem essas economias, liberando um terço da capacidade de rede implantada e fornecendo espaço para dois anos de crescimento do tráfego.

Além disso, ao se estabelecer um plano de controle integrado de multicamadas agora, uma rede otimizada em nuvem pode facilmente ser conseguida posteriormente. Para isso, os provedores de serviços podem fazer o seguinte:
1.Introduzir uma Rede Óptica Agile com um plano de controle GMPLS dinâmico;
2.Estender o controle de camada de transporte óptico para a camada de roteamento IP com UNI GMPLS;
3.Fornecer interfaces de Rede Definida por Software (SDN) abertas e programáveis, baseadas em padrões abertos.

O resultado é uma rede de multicamadas integrada com um plano de controle unificado, com benefícios de custo imediatos resultantes da melhor utilização da rede, bem como eficiência operacional. A economia total do custo de propriedade pode variar dependendo da combinação entre tamanho da topologia, conectividade e tráfego.

Um resumo desse estudo, intitulado “Quantifying IP/optical integration synergies”,  pode ser encontrado aqui.

FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em www.portalcallcenter.com.br/index.php/destaques/5128-tecnologia-ip-e-optica-podem-reduzir-custos

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br