Telefone ainda é o meio preferido das empresas para se comunicar com funcionários e clientes
Embora estejamos vivenciando a era das redes sociais e das mensagens instantâneas (SMS, e-mail, WhatsApp, etc.), a conversa por telefone ainda é a forma de comunicação preferida pelas empresas brasileiras. É o que aponta levantamento realizado pela Embratel em parceria com a Teleco, que analisou, durante o primeiro trimestre, as estruturas de TI e de Telecom de 400 empresas de pequeno, médio e grande porte, de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife.
A pesquisa indica que 80% das empresas indicam voz como o canal de comunicação mais usado com os funcionários, enquanto 77% utilizam o meio para comunicação com fornecedores e 68% como principal canal de comunicação com clientes. O aumento constante da base de clientes tanto de telefonia fixa e móvel no Brasil confirmam esses números, estimulados com a criação de um número cada vez maior de planos diferenciados. Nota-se tendência de unificação das formas de comunicação, aliada à qualidade e preço competitivo.
Além de se manter o alto uso de voz fixa e móvel, o relatório indica que começam a se desenvolver no Brasil as comunicações unificadas, presentes em 13% das empresas pesquisadas, que estão integrando diferentes canais como voz fixa, voz móvel, mensagens, conferência na web e videoconferência.
O uso de mensagens como ferramenta de colaboração é prioritariamente suportado por sistemas de e-mail, indicado por 84% das empresas que utilizam mensagens. O SMS, mesmo estando pressionado pelos serviços de OTTs (provedores Over The Top, que fornecem o serviço utilizando a rede internet) como WhatsApp, é o segundo colocado, sendo o canal preferido por 45% dos entrevistados.
A modernização das empresas aumentou no que se refere à infraestrutura e uso de computadores com acesso à Internet. A conexão fixa está presente em 94% das empresas e 85% dos pesquisados possuem conexão em banda larga. A velocidade média contratada por essas empresas tende a crescer com a ampliação das ofertas e redução dos custos. Serviços de segurança são contratados por 45% das empresas pesquisadas e a maioria dos entrevistados manifestaram interesse em conhecer novos serviços de proteção.
Cloud e data center
Recém-lançado no Brasil, os serviços de cloud computing estão presentes em apenas 8% das empresas pesquisadas. O uso se dá principalmente em aplicações de segurança, armazenamento e backup. Vale destacar que pode-se inferir que o mercado não considerou o e-mail como um serviço em cloud, o que elevaria esse percentual. A análise geral dos serviços na nuvem demonstra tendência de aumento nos próximos anos.
Já na área de data center, a pesquisa indica boas oportunidades para os serviços de armazenamento, visto que 64% das empresas consultadas ainda utilizam servidores internos. Pequenas e médias empresas ainda não possuem políticas de proteção de dados e 23% dos entrevistados armazenam informações nos computadores dos próprios funcionários. Pela criticidade, esses itens vão merecer atenção especial nos próximos anos.
AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS > TI INSIDE em convergecom.com.br/tiinside/28/07/2014/telefone-ainda-e-o-meio-preferido-das-empresas-para-se-comunicar-com-funcionarios-e-clientes/?noticiario=TI&__akacao=2012390&__akcnt=3917f47a&__akvkey=70b0&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=TI+INSIDE+Online+-+28%2F07%2F2014+22%3A22#.U9gwTECFBQc
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.