TIM só será punida se não resolver problemas, diz ministro

Bernardo não disse qual é esse prazo. Contudo, explicou que a operadora deve acelerar os investimentos para melhorar a infraestrutura de rede em seis ou sete estados, onde os consumidores reclamam de sinal ruim, baixa qualidade das ligações e velocidade da internet abaixo do oferecido em contrato. “Acho que tem que ter uma solução, esse assunto tem que ser tratado. Nós temos recebido muitas reclamações e isso é de conhecimento público”.
Ele explicou que haverá uma negociação com a empresa antes de qualquer medida. "Vamos procurar assinar um termo de compromisso com a companhia via Anatel", afirmou o ministro.
Segundo o ministro, os números de reclamações contra a empresa em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, estão altos. E, por isso, o governo deve agir para defender os interesses da população. “Não queremos prejudicar nenhuma empresa, queremos que o serviço seja vendido, que seja expandido, queremos que seja barato. Agora, a empresa tem que entregar aquilo que vender”, disse Bernardo.
O ministro, em outras situações, já reclamou da operadora. Há um ano, Bernardo fez pesadas reclamações da Intelig (que é controlada pela TIM) por causa de sucessivas falhas num período de um mês. Bernardo também declarou em entrevistas que a TIM não tinha dimensionado a infraestrutura para suportar o atual número de clientes: quase 69 milhões.
Defesa – A TIM soltou um comunicado nesta tarde para se defender das ameaças do governo. Nele, ela afirma que cumpre todas as exigências definidas pelo governo. "A companhia (...) vem cumprindo e segue rigorosamente as orientações da Anatel em matéria de qualidade".
A operadora também explicou que desenvolve um conjunto de projetos de infraestrutura "para seguir suportando o seu crescimento e capturando as oportunidades que o mercado brasileiro oferece".
Os principais investimentos da companhia têm sido na expansão das redes metropolitanas com a instalação de cabos de fibra em 12 cidades do país. A empresa mencionou, ainda, a ampliação da cobertura e de redes de longa distância, além da instalação de cerca de 10 mil hot-spots até o fim de 2012 para conexão sem fio Wi-Fi.
Queda nas ações - As ações da TIM tinham forte queda na bolsa paulista nesta quinta-feira, com investidores mostrando receio de que a operadora de telefonia sofra sanções do governo devido a reclamações sobre a qualidade de seu serviço.
As ações da TIM recuavam 7,65 por cento às 16h35, a 9,78 reais, tendo perdido 8,1 por cento na mínima. O Ibovespa exibia leve desvalorização de 0,08 por cento.
Segundo analistas, as declarações do ministro podem atrapalhar a empresa. À Reuters, Henrique Florentino, da equipe de análise da Um Investimentos, disse que a empresa pode ter a receita afetada, justamente num momento em que ela precisa de recursos para acelerar os investimentos.
* Com informações da Reuters
Fonte e créditos: INFO ABRIL
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.