Token virtual aumenta segurança no atendimento
Com o uso cada vez maior de serviços pela Internet em bancos, compras, redes sociais, entre outros, o uso de um usuário e senha se torna cada vez mais comum, infelizmente as tentativas de fraude também. Os mecanismos para tornar o processo de se logar mais seguro são pesquisados e implementados diariamente, mas muitas vezes criam dificuldades para o cliente.
Um dos métodos usados é a dupla validação que consiste basicamente em se logar através de um usuário e senha e em seguida, em determinado momento da operação, fazer uma segunda validação. A segunda validação pode ser feita de uma forma simples e sem dificuldades para o cliente através do envio de um número que deverá ser informado no site para liberação da operação. Por exemplo: o cliente está fazendo um resgate de pontos de uma empresa e ao final o site pede para inserir um número de confirmação que será enviado por sms ou por ligação telefônica, nesse momento o sistema da empresa envia um número e ao receber o cliente pode confirmar o resgate dos pontos. O envio desse número por SMS ou mensagem de voz cria um mecanismo de TOKEN virtual garantindo que a pessoa que está fazendo a operação de fato é a que está cadastrada no sistema.
A Velip lançou um conjunto de APIs para as empresas que desejam aumentar a segurança através da dupla validação sem ter a necessidade do cliente ter em suas mãos tokens físicos ou tabelas de senha. O sistema da empresa envia automaticamente uma requisição via APIs contendo o número telefônico do cliente fixo ou móvel e a senha de confirmação. O sistema de Token Virtual da Velip encaminha por SMS ou Voz a senha a ser utilizada. A seleção de envio por SMS ou senha poderá ser feita pelo usuário que está necessitando fazer a operação ou definido pelo cadastro. Se no cadastro contiver apenas um telefone fixo o envio será obrigatoriamente via uma ligação telefônica com uma gravação automática (TTS) que verbalizará a senha.
Também é possível o processo de validação apenas com uma ligação, nesse caso o usuário recebe uma ligação e ao atender inicia uma gravação (URA) que pergunta para confirmar a solicitação que é verbalizada automaticamente. Por exemplo: “Esta é uma ligação automática do programa de pontos XYX. Para confirmar seu resgate de pontos digite 1 agora".
FONTE E CRÉDITOS > PORTAL CALL CENTER em www.portalcallcenter.com.br/index.php/2014-05-26-17-59-55/4732-token-virtual-aumenta-seguranca-no-atendimento
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