Topologias de rede para call center: como funciona cada modelo
O sistema de armazenamento de dados é como o sistema nervoso central de um call center. Por ele trafegam e são guardadas as informações que fazem parte do histórico de vida da central. Sem elas, não existe negócio. Por isso, a hospedagem das soluções é tão importante dentro do setor, afinal, uma escolha errada pode afetar desde a agilidade de disponibilização de dados até a estrutura e mobilidade físicas. Nisso, entram em cena as topologias de rede e os seus diferentes modelos. Para cada tipo de central, é necessário averiguar as particularidades e benefícios das topologias de rede para call center. Acompanhe:
Servidor próprio: são as tradicionais hospedagens dentro de um servidor da própria empresa. O servidor próprio possui uma estrutura física de grande potência e espaço que centraliza as informações e as disponibiliza para uma rede de computadores. Entre as vantagens estão a segurança, a privacidade e o controle de alto nível. Por outro lado, existem os custos com implantação, manutenção, equipe especializada ou suporte técnico externo.
Em nuvem: antes de continuar a lista de modelos de topologias de rede para call center, é importante destacar uma das principais tendências do setor em 2015: os serviços em nuvem ou cloud. Uma das características mais celebradas – se não, a mais – é a flexibilidade. Por ser um serviço que não precisa de todo o aparato físico de um servidor próprio, é possível articular e desarticular o call center sem grandes problemas, reduzindo ou aumentando sem precisar se preocupar com o armazenamento de dados. Da mesma forma, o tamanho das operações pode ser alterados em razão dos esforços diferenciados demandados pelas campanha.
Outra grande vantagem do serviço em nuvem são as soluções de missão crítica. Em outras palavras, são estruturadas para evitar a paralisação de atividades. Além disso, a Tecnologia da Informação passa a ter um papel mais estratégico dentro da empresa, pois não precisará mais concentrar os esforços na conservação e aperfeiçoamento do servidor interno.
Conheça dois modelos em nuvem dentro das topologias de rede para call center:
Cloud gerenciada: também conhecido como Software as a Service (SaaS), permite que as empresas se concentrem no próprio negócio e utilizem recursos terceirizados para a gestão do armazenamento de dados e as suas aplicações. De rápida implantação, o call center se exime de adquirir licenças requeridas e, por meio de prestação de serviço, investe apenas no uso e não na aquisição de softwares.
Cloud privada: na nuvem privada, toda a infraestrutura está dentro dos domínios da empresa. Por isso, o gerenciamento, os profissionais especializados, os equipamentos e os sistemas são de responsabilidade financeira do próprio call center. Contudo, em seu favor, é possível realizar uma administração de limites e permissões de acordo com o posicionamento interno da central. Como no servidor próprio, a segurança, a privacidade e o máximo controle são os motivos predominantes na escolha deste modelo.
A sua central utiliza qual dos modelos de topologias de rede para call center? Compartilhe a sua experiência.
FONTE E CRÉDITOS > TECLAN em www.teclan.com.br/topologias-de-rede-para-call-center/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Teclan+%28Teclan%29
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.